Resumo nas Normas da ABNT (Passo a Passo Direto ao Ponto)

Fala Pessoal, nesse artigo vamos aprender como fazer um Resumo nas Normas da ABNT. Apesar deste elemento pré-textual ser inserido no início do seu trabalho acadêmico é imprescindível que o pesquisador(a)/VOCÊ faça seu Resumo apenas após finalizar o seu trabalho.

Assim, terá mais informações e respaldo para fazer um Resumo nas Normas da ABNT digno de Resumo.

Não tem nem como pensar em se fazer o Resumo sem que antes tenha finalizado o trabalho.

Fica a dica para todos!

E como deve ser feito o Resumo?

Resumo nas Normas da ABNT

O resumo é um elemento obrigatório de todos os trabalhos acadêmicos, repetindo todos! Existem duas maneiras/estruturas de se fazer o Resumo nas Normas da ABNT.

Na primeira os trabalhos acadêmicos como: (Monografias, Teses, Dissertações e outros); o texto deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 500, ou seja, de 150 a 500 palavras.

Na segunda maneira temos os artigos científico, periódicos neles o autor(a) deve escrevê-lo entre 100 (mínimo) a 250 (máximo) palavras.

O que o autor (a) deve focar no Resumo?

Escrever sua apresentação de maneira realmente resumida, objetiva e clara na abordagem do conteúdo do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser escrito de forma impessoal, na terceira pessoa ou utilizando o verbo na voz ativa.

Impessoalidade: elaboração do texto utilizando-se de preferência a terceira pessoa no singular e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se).

Mas, isso é algo que já foi definido por você no início do seu trabalho, lembrasse?

Já fez todo o seu trabalho na terceira pessoa ou na voz ativa, então, apenas vai fazer o mesmo no Resumo.

Continuando…

O resumo deve ressaltar seus objetivos, justificativa, os métodos, os resultados e a conclusão do trabalho. Lembre-se que o trabalho já foi realizado então no caso do Resumo deve escrevê-lo utilizando o passado.

O Resumo pode ser feito da seguinte maneira:

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a Escreve seu Tema. A pesquisa foi aplicada Diz as formas como foi aplicada.  Essa pesquisa tem como objetivo geral escreve seu objetivo geral e se ver necessidade em seguida acrescente os objetivos específicos. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar escreve o que você conseguiu descobrir com a pesquisa.  Para o embasamento teórico se utilizou aqui você vai inserir se sua pesquisa teve muitos autores ou se fez sua pesquisa pautada em um determinado autor (a). Os métodos utilizados na pesquisa teve a combinação de serem o que foi essa pesquisa? se sua pesquisa é apenas bibliográfica geralmente seus métodos serão: exploratório, explicativo e descritivo. E se fizer também estudo de caso além desses métodos ainda pode ser inserido Quantitativo ou qualitativo. Por fim, a pesquisa constatou que fala o que sua pesquisa teve como resultado.

Palavras-Chave

Após fazer o seu Resumo acrescente as palavras-chave que têm por objetivo dizer aos leitores do seu trabalho qual foi o foco principal dessa sua pesquisa.

Recomenda-se ter entre 3 à 5 palavras-chave.

Alerta, Fique Atento(a)!

Através de vários estudos é possível verificar que muitos trabalhos acadêmicos têm em seus resumos textos muito… Como ser sutil?

Digamos que o trabalho é belíssimo, mas o resumo é fraco, pobre e assim, não consegue atrair a atenção de pesquisadores para ler essas pesquisas.

Veja, gosto muito de utilizar analogia que em seu trabalho acadêmico o Resumo é como se fosse seu cartão de visitas, dada essa importância faça-o bem feito para encantar seus “clientes” ops seus os leitores.

Qual a Formatação Resumo nas Normas da ABNT?

O Titulo no topo da página, respeitando a fonte escolhida pelo autor (a) desde o início do trabalho (Arial ou Times New Roman).

Tamanho da fonte 12, todo em maiúsculo, Negritado com alinhamento do texto Centralizado.

O texto fonte tamanho 12, sem recuo na primeira linha do parágrafo e o espaçamento entre linhas é simples.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras devem ser separadas por um espaço e ponto. Ex.:

Palavras-chave: Motivação. Conhecimento. Sucesso.

MODELO DE RESUMO NAS NORMAS DA ABNT

Resumo nas Normas da ABNT

Fonte: TCC nas Normas da ABNT, 2017.

Agora que você conseguiu aprender como fazer Resumo nas Normas da ABNT e ainda como formatar esse elemento da maneira correta.

LEIA TAMBÉM: Como Fazer Abstract Nas Normas da ABNT (Clique Aqui e Confira)  😉 

Lembre-se se você quiser fazer um Resumo nas Normas da ABNT digno de Resumo só o construa quando tiver terminado todo o seu trabalho.

Só assim, você saberá realmente o que fazer e como fazer o seu Resumo.

ASSISTA AGORA MESMO O PASSO A PASSO PARA VOCÊ FINALIZAR SEU TCC EM TEMPO RECORDE.

Conheça o Orientador de TCC online. Assista o Passo a Passo  😎

Finalizando Resumo nas Normas da ABNT…

ESTÁ PRECISANDO URGENTEMENTE FINALIZAR SEU TCC E COLOCAR TODO O SEU TRABALHO NAS NORMAS DA ABNT?

Clique na Imagem Abaixo e Confira essa Super Oportunidade para Você.

Gostou do nosso Post – Como fazer Resumo nas Normas da ABNT? 

Dúvidas e retorno sobre o que tem achado do nosso Blog só deixar ai nos comentários que leio e retorno a todos  😉 

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Marque seus amigos nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam.

“A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor” – John Wooden, jogador e treinador de basquete

Forte Abraço e Bons Estudos!

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (147 Votos, Média: 4,98 de 5)

Loading...

Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou do artigo.

Tony Rocha

Tony Rocha é Administrador de Empresas, Professor do Ensino Superior, Gestor de Pessoas e Empreendedor. Há 5 anos ajudo Estudantes a Elaborar, Desenvolver e Finalizar o TCC. Agora é a sua vez de finalizar seu TCC. Conte Comigo e Vamos Que Vamos!

Website: http://tccnasnormasdaabnt.com.br

10 Comentários

  1. Carmen Dantas

    Nossa com esse modelo ficou muito fácil de fazer meu Resumo. Parabéns!

    • Olá Carmen, a intenção é essa ajudar e facilitar ao máximo a vida de vocês estudantes. Obrigado pelo seu comentário. Se tiver interesse pode está conhecendo nosso curso Completo.
      ★ Curso Completo e Exclusivo – Finalize seu TCC Agora: http://tccnasnormasdaabnt.com

  2. Nega Lima Santos

    Ualll Tony, modelo pronto assim facilita demais a vida… =)
    Você é show!

    • Olá Nega, rsrs pois é, essa é a intenção do nosso blog e curso, facilitar a vida de vocês estudantes como conteúdo de fácil entendimento e se possível com modelos prontos iguais a esse do Resumo. Obrigado pelo seu comentário. Se tiver interesse pode está conhecendo nosso curso Completo.
      ★ Curso Completo e Exclusivo – Finalize seu TCC Agora: http://tccnasnormasdaabnt.com

  3. José Saraiva Netto

    Muito objetivo e prático. Parabéns e mais sucesso!

    • Olá José, obrigado pelo seu comentário. Objetivo e prático é o que queremos sempre ser para transmitir nosso conteúdo de forma simples e rápida para cada um de vocês estudantes. Se tiver interesse pode está conhecendo nosso curso Completo.
      ★ Curso Completo e Exclusivo – Finalize seu TCC Agora: http://tccnasnormasdaabnt.com

  4. Bruna Santos

    Ótimoooo parabéns professor. Com seu modelo fiz rapidamente meu Resumo. ebaaaaaaaaa, obrigada!

    • Oi Bruna, que maravilha. Fico feliz por ter te ajudado nessa etapa. Conte comigo sempre. Se tiver interesse pode está conhecendo nosso curso Completo.
      ★ Curso Completo e Exclusivo – Finalize seu TCC Agora: http://tccnasnormasdaabnt.com

  5. Adriana Clarice Saraiva

    Professor seu Curso é uma maravilha, tem me ajudado muito a fazer meu TCC. Obrigado e mais sucesso!

    • Olá Adriana, obrigado. Realmente o nosso Curso TCC nas Normas da ABNT e TCC sem Plágio tem ajudado muitos estudantes. Graças a Deus e ao nosso grande empenho tenho conseguido levar nosso curso para muitas pessoas e assim ajudando a todos a conseguir elaborar, desenvolver e finalizar seu TCC. Abraço, sucesso e conte comigo sempre. Aos que ainda não conhecem nosso curso e queira conhecer sem compromisso segue o link: http://tccnasnormasdaabnt.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.