Como Criar Capítulos e Subcapítulos do TCC (Passo a Passo)

Que bacana você mais uma vez por aqui, isso mostra o seu interesse em querer realmente fazer o seu trabalho e claro conseguir uma nota máxima em seu TCC e hoje vamos falar sobre o elemento textual desenvolvimento mais conhecido popularmente como Capítulos e Subcapítulos e também por referencial teórico.

Esse desenvolvimento (capítulos e subcapítulos) geralmente é norteado através dos objetivos específicos isso a gente já aprendeu por aqui em “introdução”.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a Introdução do TCC nas Normas da ABNT

Enfim, esse desenvolvimento é responsável pelo o seu referencial teórico, portanto, deve-se caprichar e caprichar muito.

Capítulos e Subcapítulos

A imagem mostra um pouco o que é a nossa realidade quando vamos desenvolver os capítulos e subcapítulos monografia, artigo, dissertação, já sabemos quais são os títulos desses capítulos, mas, a dúvida é cruel… O que fazer?

Fato é que existem muitas formas de criar textos ou estratégias para desenvolver sua ideia e todas são características únicas de cada um, por exemplo, tem pessoas que precisam ler alguns materiais para ir formando sua ideia ou pegando inspiração para elaborar os capítulos e subcapítulos do seu TCC.

Outras pessoas consegue ir fazendo seus textos e depois buscam em livros ou achados científicos na internet citações para embasar seu texto.

Então, a primeira coisa para começar a desenvolver seu texto é conhecer você mesmo e saber qual a forma mais adequada para você que lhe proporciona elaborar seus textos.

É claro que buscar o maior número de materiais disponíveis sobre o assunto do seu tema e ler essas obras vai fazer com que você consiga ter mais ideias ou certeza do que desenvolver em sua pesquisa.

Mas, se você é do tipo de pessoa que tem mais facilidade em escrever, pode utilizar também uma pequena leitura em obras e partir para o desenvolvimento dos seus capítulos.

Beleza Tony, entendi que a gente tem que se conhecer para entender em que estágio de pesquisadores somos no que diz respeito a desenvolver textos.

Mas, você me diz: o problema que mesmo me conhecendo não sei por onde começar.

E ai, você me pergunta: Como desenvolver os textos?

Vamos as Dicas  😎 

Dica 1 – Buscar Materiais sobre o assunto dos seus capítulos e subcapítulos

A primeira coisa a se fazer é óbvia buscar material sobre o assunto, só assim, você vai conseguir ter material para embasar seu texto dentro dos capítulos e subcapítulos que irá desenvolver.

O que é embasar/sustentar um texto?

Inserir citações pontuais para corroborar ou não com o que você está desenvolvendo. Isso mesmo, você vai fazer seu trabalho cientifico utilizando sempre de citações diretas, indiretas ou citação da citação

VEJA TAMBÉM: Como Fazer Citações Diretas, Indiretas e Citação da Citação

Dica 2 – Dica importante para desenvolver seus capítulos e subcapítulos

É interessante que faça um parágrafo na sequência, ou seja, abaixo desse parágrafo coloque uma citação em seguida comente sobre essa citação e continue o seu pensamento (texto).

Apelidei essa minha técnica de ICC – Ideia, Citação, e Complemento da ideia e citação.

Dica 3 – Como utilizar a técnica ICC em seu TCC e desenvolver seu trabalho?

Vamos lá, se você já leu nosso artigo sobre como fazer Introdução, lá falei sobre a importância de saber ligar os pontos em cada parágrafo, ou seja, saber que existe uma sequência e nesse contexto você pode usar o ICC.

Vamos lá, digamos que você tenha que desenvolver um capítulo, aliás, vamos tirar o peso do TCC e pense o seguinte:

Você está trabalhando em uma empresa e seu gestor pedi para fazer um texto entre 5 a 8 páginas sobre Gestão de Pessoas. Ual, no primeiro momento você vai pensar…

Meu Deus, e agora? ou algo, parecido com isso.

Você mesmo sabendo da dificuldade vai ter que correr atrás para elaborar e entregar esse texto no prazo.

Então, você corre no Google e pesquisa sobre o assunto.

Capítulos e subcapítulos GOOGLE

Depois de localizar alguns assuntos semelhantes para sua pesquisa você ler e começa a fazer seu texto.

Então nesse momento, é interessante usar o ICC e outra dica interessante é você entender ou colocar na sua cabeça que qualquer texto que for elaborar existe inicio, meio e fim, eu disse todos os textos.

No TCC isso é praticamente uma regra. Se vai fazer um resumo, introdução ou os capítulos e subcapítulos lembre-se existe um começo, meio e fim.

Voltando ao ICC você vai elaborar o primeiro parágrafo sobre gestão de pessoas trazendo uma ideia “sua” do contexto geral sobre gestão de pessoas.

A técnica aqui é iniciar o primeiro parágrafo do capítulo falando do seu tema de uma forma abrangente e depois no decorrer desse capítulo você vai delimitando até chegar ao ponto que acha relevante nesse capítulo. 

Para te ajudar a entender melhor sobre as dicas que estou te dando vou demonstrar através de uma ilustração criada e apelidada por mim como sendo: Funil – Desenvolvimento e suas 4 etapas que foi pensado para ser incorporado com essa técnica do ICC.

Dica 4 – Funil Desenvolvimento de Capítulos e Subcapítulos em 4 Etapas

funil capítulos e subcapítulos

Fonte: ROCHA, 2017.

Essa técnica do funil criei para organizar as ideias e incorporar o ICC dentro dos meus TCC’s.

Por exemplo vai escrever sobre história da gestão de pessoas, use sempre inicio, meio e fim.

Etapa 1 – Início: Funil Capítulos e Subcapítulos

No inicio de 1 a 6 parágrafos foque em falar como surgiu a gestão de pessoas de uma forma geral, qual o primeiro autor a dar vida a esse termo;

Etapa 2 – Meio: Funil Capítulos e Subcapítulos

Após desenvolver o início, no meio entre 1 a 5 parágrafos comece a delimitar o assunto (se no primeiro você buscou trazer os primórdios da gestão de pessoas.

Aqui no Meio você busca trazer algo mais recente, mas, ainda não traga os dias atuais digamos que seja entre os anos de 1950 à 2000;

Etapa 3 – Fim: Funil Capítulos e Subcapítulos

Para o Fim (entre 1 a 3 parágrafos) chegar ao ponto que realmente quis nesse capítulo (Aqui você pode trazer os dias atuais sobre esse tema gestão de pessoas).

Etapa 4 – Conclusão: Funil Capítulos e Subcapítulos

Na conclusão, faça essa parte de forma rápida (um parágrafo) sobre o término desse capítulo e insira ao final dele uma palavra chave do próximo capítulo, ou seja, dê a entender para o seus leitores o que eles irão ler no próximo capítulo.

Resumindo o Funil Capítulos e Subcapítulos…

Se no início descreveu sobre como surgiu, no meio fale sobre as evoluções que aconteceram com a gestão de pessoas, por exemplo falando sobre assunto na revolução industrial, após segunda gerra mundial, anos 60 a 70 até chegar ao ano 2000.

No fim irá falar entre 1 a 3 parágrafos sobre a gestão de pessoas nos dias atuais.

E no último parágrafo faz a conclusão finalizando seu capítulo.

Seguindo as duas técnicas (Funil + ICC) irá conseguir desenvolver essa ideia e já terá entre 4 a 5 folhas em seu capítulo.

Entendo Funil + ICC de Capítulos e Subcapítulos

Para que não fique nenhuma confusão, entenda que o Funil é uma espécie de esqueleto para se fazer o seu capítulo. Já O ICC é a técnica usada para fazer os capítulos.

Vamos a um exemplo, a primeira etapa do Funil é o inicio (ideia geral sobre o assunto do capítulo) e para fazer esse capítulo tenho que lembrar de aplicar o ICC (Ideia, Citação/citações, complemento).

Entendeu certinho né? (FUNIL = ESTRUTURA), (ICC = COMO FAZER)  😉 

E lembrando sempre, no ICC: o primeiro parágrafo você faz a ideia, no segundo parágrafo vem uma, duas ou três citações, por fim, o complemento, ou seja, seu parecer sobre a junção do que está dizendo sua ideia e a citação do autor, focando sempre em comentar a citação.

Vamos a um exemplo:

3 GESTÃO DE PESSOAS

3.1 História 

A ideia 

Sabe-se que a gestão de pessoas sempre esteve presente na vida das pessoas desde os primórdios da humanidade, o gerenciamento de pessoas era muito comum naquela época seja por Jesus comandando o seu povo, ou nas guerras em que os Reis, faziam suas estratégias para ter aliados que seguissem seus passos, dois exemplos distintos, mas, que demonstra claramente que a gestão de pessoas era usada em situações desde muito cedo a fim de que esse gestor Jesus, Reis pudessem barganhar o maior número de pessoas para buscar atingir seus respectivos objetivos de um lado um líder do outro um chefe.

Veja que no exemplo acima, falei sobre o início de tudo, fui até a época de Jesus.

Agora após fazer essa ideia, você busca uma citação que fale algo que seja semelhante a ideia (primeiro parágrafo). Vamos lá, continuando o exemplo.

Citação

(…) Reis pudessem barganhar o maior número de pessoas para buscar atingir seus respectivos objetivos.
Para Rocha (2016, p. 11) “A gestão de pessoas sempre se fez presente na sociedade desde o início da humanidade”. Na época de Jesus ele usava desse gerenciamento de pessoas para doutrinar seus apóstolos e a todos que o seguiam, de acordo com as escrituras sagradas Jesus foi um grande líder, justificando o seu poder de gerir pessoas. Por outro lado os Reis usavam da sua autoridade para conseguir seu exército fazendo com que estes seguissem suas ordens, a diferença é que muitos desses Reis exigia dos seus comandados que fosse feito uma determinada ordem mesmo que essas pessoas não quisessem (ROCHA, 2016). 

Explicando Ideia e Citação

Lembrando que nos dois parágrafos feitos acima são exemplos, e os mesmos não condiz com a realidade.

Apenas estou demonstrando como você pode fazer seus capítulo utilizando minha técnica ICC.

Note que no primeiro parágrafo, iniciei a minha ideia falando sobre o inicio de tudo, demonstrei como e por quem era feito o gerenciamento de pessoas.

Em seguida acrescentei uma citação que faz o embasamento teórico da minha ideia.

Ai, você me pergunta: no lugar de uma posso inserir duas ou três citações?

Claro, não só pode como deve, se trazer digamos duas citações de autores diferentes que citem algo semelhante.

Assim você acrescenta a primeira citação como fiz utilizando no inicio do texto “Para, De acordo, Segundo” e descreve a citação e logo abaixo descreve “seguindo esse contexto” o autor Oliveira (2016, p. 15) cita que;

Veja o exemplo:

Para Rocha (2016, p. 11) “A gestão de pessoas (…)”
Seguindo esse contexto Oliveira (2016, p. 15) cita que: gestão de pessoas ………

Pronto, após inserir as citações que podem ser semelhantes ou não, em caso de autores que você veja que as opiniões divergem é também interessante trazer para sua pesquisa, assim, você mostra os dois lados distintos de pensamentos.

O importante é que quando inserir a citação ou citações em seguida acrescente o complemento.

Complemento

Vamos ao exemplo perceba que vou inserir o início do primeiro e segundo parágrafo, lembre-se: o complemento irá dar seu parecer sobre a citação:

Sabe-se que a gestão de pessoas sempre esteve presente na vida das pessoas (…)

Para Rocha (2016, p. 11) “A gestão de pessoas (…)”

Nota-se/verifica-se/constata-se que segundo o autor acima a gestão de pessoas sempre esteve presente como estratégia utilizada para atingir determinados objetivos. Essa estratégia poderia ser seguida por pessoas que acreditassem no propósito da missão a ser desempenhada faziam por convicção. Por outro lado, existiam pessoas que lutavam por objetivos, mas, de maneira a ser obrigado. Assim, verificasse o quanto a gestão de pessoas é importante para a sociedade desde muito cedo.

Pronto, agora é só seguir o contexto: inicio, meio e fim. ICC – Ideia, Citação ou Citações e Complemento (parecer).

Levando em consideração o exemplo acima, daria muito bem para trazer uma outra ideia ainda nesse contexto, uma outra citação e um complemento.

Caso seu TCC precise de muitas folhas como Capítulos e Subcapítulos de Monografia e Dissertação. Essa é uma excelente Dica  😉 

Em caso de capítulos e subcapítulos de artigo, três já estaria de bom tamanho para o inicio. No meio você já começa a delimitar para no fim chegar ao ponto crucial do capítulo.

Exemplo Capítulos e Subcapítulos Artigos

Início – Ideia

Apesar de ser utilizada desde o início da humanidade a gestão de pessoas começou a ganhar mais destaque após a revolução industrial, quando começaram a surgir os primeiros estudos científicos sobre o assunto. 

O termo gestão de pessoas antes utilizado de maneira abstrata, ou apenas como formar de lidar com pessoas agora começava a ganhar significado, passou a ser o processo de maximizar os resultados de uma empresa ou atividade que um grupo esteja desempenhando.

Meio – Citação ou Citações

  • Citação algo que seja parecido com a ideia acima
  • Complemento
  • Ideia sobre gestão de pessoas após segunda guerra
  • Citação
  • Complemento
  • Ideia sobre gestão de pessoas anos 60 e 70
  • citação
  • complemento
  • ideia sobre gestão de pessoas anos 90 a 2000
  • citação
  • complemento

Após desenvolver o meio vamos para o fim, aqui vamos focar no assunto central do texto…

Fim – Complemento

Vamos ao exemplo:

Após os anos 2000 a gestão de pessoas tem um papel crucial na vida pessoal, profissional ou no contexto mais comum dentro das organizações em qualquer área da vida a gestão de pessoas está cada dia mais presente. Hoje os pesquisadores chama de Administração de Recursos Humanos sendo vista por muitos autores como algo primordial e mesmo com sua complexidade e desafios não se pode abrir mão dessa arte. 

Antônio Carlos Gil (2007, p. 15) afirma que “o fim da Administração de Recursos Humanos, só poderá ocorrer após o fim de todas as outras áreas da Administração, pois todos os demais recursos das organizações são administrados por seus recursos humanos”. Chiavenato (2008, p. 15), complementa dizendo que a “Administração de recursos humanos vem se tornando cada vez mais complexa e assim sendo, também desafiante”. Verifica-se a importância da gestão de pessoas principalmente no contexto organizacional, gestores que sabem gerenciar seu material humano tem muito mais chances de atingir objetivos e alcançar o sucesso almejado. 

Passando a limpo

Note que no exemplo acima, fiz a ideia, em seguida coloquei duas citações uma complementa a outra e junto com essas citações dei meu parecer (complemento).

Finalizando com a palavra chave que liga ao próximo capítulo que seria “Gestão de pessoas no contexto organizacional”, concluindo assim esse capítulo como exemplo. Utilizando-se das duas técnicas.

Relembrando as técnicas: 

Comece escrevendo de forma geral a ideia no primeiro parágrafo sobre o assunto do capítulo, na sequência insira uma citação direta ou indireta para dar sustentação  a sua ideia.

Em seguida comente sobre essa citação, ou seja como já disse dê o seu parecer sobre a citação descrita e continue seu texto.

Lembrando sempre da sequência em qualquer capítulo: início (fala de forma geral), meio (começa a delimitar o assunto) e fim (descreve sobre o motivo de mais relevância do assunto).

E na conclusão é feito um último parágrafo dando por finalizado esse capítulo e deixando a palavra chave direcionando seu leitor para o próximo capítulo.

Porque estou se repetindo?

Ideia, citação ou citações e complemento… Quanto mais você ler e entende essa sequência mais fácil será entender e montar esse quebra-cabeça chamado TCC capítulos e subcapítulos.

Capítulos e Subcapítulos de Monografias e Artigos

Geralmente cada capítulo deve conter entre 6 a 10 laudas (folhas) em se tratando de capítulos e subcapítulos de Monografia, isso não é uma regra, mas desenvolvendo de forma embasada esse número de páginas torna-se um número suficiente e convincente.

Mas claro, só irá funcionar se você se esforçar para fazer um texto rico cientificamente! Em caso de capítulos e subcapítulos de artigos recomenda-se desenvolver de 2 a 5 páginas.

É claro que você pode escrever o mínimo em cada capítulo de 6 páginas para monografias e 2 páginas para o artigo, mas, depende da complexidade do assunto abordado, mas, geralmente os TCC não fogem desse contexto.

Como conseguir escrever capítulos  e subcapítulos mais embasados?

Ao longo de todo esse artigo já venho falando sobre a importância de fazer o embasamento teórico das ideias em seus capítulos e subcapítulos.

E como melhorar esse embasamento ou sustentação? Inserindo as citações essa é a maneira mais correta para fazer esse embasamento.

Se quiser pode também colocar 3 (três) pensamentos com três autores diferentes sobre um único tema. Como assim Tony? Vamos lá.

Digamos que esteja falando sobre a qualidade e chega o momento de falar sobre as visões dos autores sobre esse assunto em seu trabalho.

Então comece o parágrafo falando sobre a Qualidade e para embasar esse seu pensamento.

Descreva o seguinte:

E segundo Juran (1992, p. 3) Qualidade é tudo…

Para Kotler (1997, p. 17) Qualidade é mais que tudo…

Ainda falando sobre qualidade o Deming (1999) nos ensina que qualidade…

Dessa forma você como pesquisador inseriu em seu texto 3 (três) citações que podem ser complementadas (dando o seu parecer).

Esse complemento pode ser feito em cada uma das citações em sua sequência ou pode ser colocada todas as citações e no final fazer a análise do que foi dito pelos os três autores de forma única.

Assim, seu trabalho fica muito mais rico cientificamente falando.

Ou seja, TOP dos TOP!

Formatação ABNT Capítulos e Subcapítulos

O texto de todo o Desenvolvimento deve seguir o mesmo padrão que aprendemos na introdução, ou seja, tamanho da fonte 12, exceto para as citações diretas com mais de 3 linhas, títulos de ilustrações, tabelas…

O texto deve respeitar o recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada novo parágrafo, e o espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto as citações diretas com mais de três linhas.

Siglas em Capítulos e Subcapítulos

Siglas capítulos e subcapítulos

Sempre que for inserir pela primeira vez em seu texto uma sigla recomenda-se que escreva o nome por extenso referente a essa abreviatura/sigla em seguida coloque a abrev./sigla entre parênteses.

Quando for necessário repetir a mesma sigla novamente em outra passagem do texto recomenda-se utilizar apenas a sigla, pois, pressupõe-se que se o leitor está lendo seu trabalho e já passou pela primeira sigla e seu significado saberá o significado da mesma sigla quando ler novamente em outro momento.

Ex.: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Se quiser aprender muito mais sobre como fazer Abreviaturas e Siglas é só (clicar aqui).

Palavras Estrangeiras Capítulos e Subcapítulos

Capítulos e subcapítulos ABNT

Quando acrescentar palavras com outro idioma em seu texto destaque-as no texto inserindo o itálico.

Alguns acham que o itálico é pra ser colocado apenas em palavras com expressões em Latim, mas, é necessário também inserir esse itálico nas demais palavras estrangeiras.

Ex.: Labor, Points, Lead time, Action Plan, Overhead, Follow up.

Equações e fórmulas Capítulos e Subcapítulos

Equações e fórmulas Capítulos e Subcapítulos

Para esses itens é permitido o uso de um espaçamento maior para adequar esses elementos (equações e fórmulas) ao texto.

Para facilitar na leitura o autor (a) pode numerar cada equação entre parênteses, alinhados à direita.

EX.:

X2 + y2 = z2                                                                                   (1)

(x2 + y2)/5 = n                                                                               (2)

 

Ilustrações (figuras), quadros dentro dos Capítulos e Subcapítulos

Esses itens devem ser inseridos imediatamente próximos ao texto que foram mencionados e numerados consecutivamente.

Os títulos/legendas, ou seja, sua identificação deve ser inserida na parte superior com a nomenclatura de sua ilustração (desenho, figura, gráfico, fluxograma, fotografia, imagem, entre outros).

Em seguida de seu número de ordem destacada no texto, em algarismos arábicos (1,2,3,4…), travessão ( – ) e seu respectivo título. 

Figura 1 – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Capítulos e subcapítulos normas abnt

Fonte: ABNT, 2017.

Recomenda-se a seguinte formatação

Títulos/Legendas deve ser inserida na parte acima das ilustrações e quadros, usando em sua fonte o (tamanho 10), alinhamento (centralizado) e o espaçamento entre linhas (simples).

O texto referente ao dono dessa ilustração ou quadro, ou seja, a fonte deve ser inserida na parte inferior ou popularmente conhecida abaixo da ilustração ou quadro.

Importante lembrar que é obrigatório citar todas as fontes e o respectivo ano de publicação, incluindo o próprio autor (a) do trabalho acadêmico.

Exemplo, se o autor colocar uma imagem própria para ilustrar algo. Fica sendo obrigatório o pesquisador (a) inserir na fonte o seguinte texto:

Ex.:

Fonte: Imagem cedida pelo pesquisador(a), 2017.

Assim, os leitores poderão verificar que um determinado item é seu.

Caso prefira pode modificar e no lugar de pesquisador inserir Autor que na verdade é a mesma coisa de Pesquisador, mas, existem orientadores ou instituições que complicam por nada.

Se o seu trabalho tiver algumas ilustrações como figuras, imagens, quadros, símbolos.

É interessante pensar em fazer uma lista para organizar cada item desse que foi inserido.

Assim dê uma olhadinha com carinho nesses artigos:

>>> VEJA TAMBÉM: Lista de Ilustrações 

>>> VEJA + Lista de símbolos.

 

Tabelas Capítulos e Subcapítulos

Esse item deve ser citado nos capítulos e subcapítulos, ao inserir a tabela, tabelas devem ser colocadas o mais próximo possível do texto que foi mencionada.

O título deve ser inserido acima da tabela e numerada de forma consecutiva, utilizar a fonte de tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples.

A fonte deve ser indicada abaixo da tabela com o mesmo padrão do título.

As tabelas são padronizadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, qual a estrutura das tabelas?

Dentro dos capítulos e subcapítulos, as tabelas trazem dados estatísticos em sua maioria numéricos.

Têm por características os lados esquerdo e direito abertos sem linhas fechando a tabela.

Já as partes superior e inferior são fechadas e não são inseridos traços sejam eles horizontais ou verticais para separar números.

É possível constatar a diferença que existe entre as tabelas e os quadros.

Os quadros por ex.: possuem os quatros com lados fechados com linhas horizontais e verticais para separar a informações.

MODELO TABELAS ABNT

TABELAS ABNT

Fonte: IBGE, 1993.

 

Para utilizar as Normas de tabelas do IBGE clique no link abaixo:

>> Normas de Apresentação Tabular.

Se inserir tabelas é interessante que dê uma olhadinha em como fazer listas de tabelas.

LEIA TAMBÉM: Como Fazer Lista de Tabelas nas Normas da ABNT

Concluindo Capítulos e Subcapítulos

Realmente o desenvolvimento de (capítulos e subcapítulos) ou referencial teórico do seu trabalho não é uma missão tão fácil, mas, é possível.

Você pode ver em nosso artigo que é possível!

Basta se comprometer com o seu TCC que as coisas darão certo.

Claro que necessita ter disciplina não adianta nada ter vontade de terminar, vir aqui ler nossas dicas, mas amanhã deixa de lado novamente para fazer qualquer coisa inclusive nada.

Então, lembre-se esse é seu último passo para conseguir realizar o seu sonho e de todos aqueles que te ama.

Ta cansado(a)? descanse, só não desista e cuidado com a procrastinação.

DICA EXTRA TOP PARA VOCÊ

Muitos Estudantes enviam e-mail Perguntando:

Tony tem como ficar mais fácil e rápido todo esse Processo de elaboração, desenvolvimento e finalização de TCC?

Para ajudar vocês indico o Nosso Curso A Fórmula do TCC, um treinamento incrível para quem quer fazer seu TCC de maneira mais fácil e rápida. Assista abaixo a apresentação desse fantástico curso!

 

curso a fórmula do tcc

Ao clicar você assiste um vídeo com tudo que precisa saber para ter essa Facilidade na construção do seu TCC!

Finalizando Capítulos de TCC…

AGORA SE VOCÊ ESTIVER PRECISANDO URGENTEMENTE COLOCAR TODO O SEU ARTIGO, MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO NAS NORMAS DA ABNT.

Clique no Banner Abaixo e verifique essa Ótima Oportunidade para Você.

E ai, gostou das dicas? está conseguindo aplicar e fazer seus capítulos e subcapítulos?

Caso a resposta seja positiva, deixe ai nos comentários vou adorar ler todos eles. Dúvidas? também arroche ai nos comentários que farei o possível para responder a todos.

Me diz Três coisinhas a respeito do nosso post:

Você é do tipo que precisa ler muito para criar suas ideias ou tem mais facilidade para criar seus textos?

Vai utilizar as técnicas de Funil e ICC? 

Vocês são uns guerreiros e tenho certeza que vão conseguir ter sucesso em seu TCC.

Parabéns seu trabalho agora vai ser finalizado. Está próximo!

Vamos para a:

LEIA AGORA: Como Fazer a Conclusão/Considerações Finais  😉 

Sabia que a sua persistência irá te proporcionar algo muito melhor do que o seu cansaço? 

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis (José de Alencar).

Não desista!!!

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais, marque seus amigos nos comentários abaixo e ajude repassando informação a todos que precisam. 

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (309 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Referências utilizadas:

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. O capital Humano das Organizações. 8ª ed. São Paulo, Atla, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2007.

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

10 Comentários

  1. Allan Santos

    Muito bom. Parabéns Tony!

    • Allan, obrigado pelo seu comentário.
      Fico feliz que tenha gostado das nossas dicas, continue por aqui estudando, aprendendo e sempre que possível interagindo.
      Sucesso hoje e sempre em seu TCC. Precisando é só falar, abraço e vamos que vamos 😀

  2. Mari Gorete

    O assunto é muito pertinente e bem objetivo. Ajudou-me bastante.

    • Obrigado Mari, Super importante ouvir seu FeedBack. Precisando estou aqui, Abraço e Bons Estudos!

  3. Denise Sartori

    Sempre busco dicas para elaboração correta de cada parte do TCC.
    Parabéns pelo empenho!

    • Obrigado Denise, grato pelo seu comentário. Abraço, Sucesso e Bons Estudos!

  4. Douglas Sanderley Predes

    Nobre Professor Tony Rocha, bom dia!
    Que seu trabalho e emprenho, sirva de exemplo para outras pessoas.
    Estamos vivendo uma crise que assola o Brasil, juntos com certeza iremos vencer;
    mas neste momento, que a falta de trabalho e dinheiro impera; devemos ter o compromisso de ajudar nosso próximo. Seu trabalho não merece nota; mas sim merece todo respeito, carinho, admiração e fé em Deus, que todos nós pudermos lhe oferecer. Que Deus lhe conceda tudo de melhor sempre. O senhor sempre estará em minhas orações.
    Muito Obrigado;
    Douglas Predes

    • Obrigado Douglas, amém. Feliz demais com suas Palavras. Isso faz com que a gente continue firme e forte tentando fazer o máximo para ajudar vocês de forma gratuita e também para quem quer uma atenção a mais através do nosso curso: https://cursoaformuladotcc.com.br

      Forte abraço, sucesso e bons estudos. Conte sempre comigo!

      Atenciosamente,
      Tony Rocha.

  5. Minduquinha

    Boa noite! Professor Tony Rocha,
    Quero agradecer de coração aos ensinamentos de como montar um TCC. Não tinha a menor ideia de como monta-lo. Estava desesperada e confusa. Até que pedi a Jesus uma orientação, e Ele enviou-me o seu link onde guardo entre sete chaves rsrsrs. Obrigada por compartilhar seu trabalho. É espetacular! Concordo com o colega Douglas “que devemos ter o compromisso de ajudar nosso próximo”.
    Desejo que Papai do céu multiplica cada vez mais sua sabedoria, e abençoe toda sua família.

    Muito feliz! Nota 93 que para mim é um 10,0!
    Muito obrigada;
    Minduquinha

    • Parabéns Minduquinha, Sucesso e mais sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.