Citação da Citação Apud: Aprenda como Fazer, mas, Evite Fazer essa Citação!

Uma dica do “Profe” aqui… Sabe a citação que tem APUD? também conhecida como Citação da Citação. Pois é, se tiver usando em seu trabalho é melhor repensar… Não é uma citação muito bem vista no mundo acadêmico e cientifico. 

Por isso, trago esse artigo que te ensino a fazer a citação da citação, mas, também deixo esse alerta para que evite o uso excessivo dessas citações, ou em casos que não tenha certeza sobre a confiabilidade da citação evite usá-las. Antes vamos entender rapidamente o que é uma citação?!

citação da citação

O que é uma citação?

Em nosso Artigo completo sobre Citações (http://tccnasnormasdaabnt.com.br/citacoes-abnt/ensinei que Citações segundo a NBR 10520:2002 “Citações ABNT são menções feitas dentro do seu texto. Menções essas que são informações retiradas de outras fontes”.

As Citações ABNT podem ser vistas e retiradas de palestras, vídeos, sites e das formas mais comuns que são através dos Livros, Artigos, Monografias, Teses e tudo que for relacionado a esse campo de pesquisa.

Gostando de alguma passagem seja de palestras, artigos, livros você retira essa passagem e coloca dentro do seu TCC através de uma citação sendo ela Direta, Indireta ou Citação da Citação.

Se você ainda não sabe a diferença entre essas citações Clique Aqui e Aprenda!

Continuando a falar sobre o foco em questão do nosso artigo que é citação da citação. Vamos então entender como se faz esse tipo de citação.

Como Fazer Citação da Citação APUD?

Primeiro vamos entender o Termo Latim Apud seu significado pode ser compreendido como sendo: Junto a, perto de, em.

Mas, no caso da Citação da Citação em que você não teve acesso a obra original e vai fazer o uso do APUD ele pode ser usado em seu TCC com o significado de: “Citado por”, “Segundo” ou “Conforme”.

Utilizando o APUD você está indicando ao seu leitor(a)/avaliador(a)/orientador(a) que a citação descrita em seu trabalho foi lido e referenciado por um outro autor que teve acesso à obra original.

A citação da citação tanto pode ser direta e nesse caso você deve acrescentar (Autor, Ano e Página), ela também pode ser indireta acrescentando apenas (Autor e Ano).

Citações da Citação Apud

Citação de Citação Exemplo: Citações Direta e Indireta 

Para você entender melhor vamos ao seguinte exemplo, vamos supor que você tenha visto uma citação bem bacana em algum trabalho seja livro, palestra, site, artigo.

Enfim, essa citação do autor Rocha (2015), mas, você não teve acesso a obra original encontrou ela na obra de Oliveira (2017), então, vamos lá…

Você está lendo o artigo, livro, monografia, dissertação do autor Oliveira (2017) e em um determinado momento encontra a citação de Rocha (2015) e quer transcrever (fazer a citação) desse texto para o seu TCC.

Lembrando que você não tem o acesso a obra de Rocha (2015) então deve utilizar o Apud para dizer que a citação é de Rocha (2015), mas, foi retirada da obra consultada que nesse caso é Oliveira (2017).

Simples não é mesmo?

Como Fazer Citação da Citação Indireta

Segundo Rocha (2015 apud OLIVEIRA, 2017) o melhor Site para estudantes aprender tudo sobre TCC – Trabalho de Conclusão de Curso e as Normas da ABNT é o Site TCC nas Normas da ABNT. Ainda de acordo com o autor o site TCC nas Normas da ABNT é o mais importante veículo de comunicação online para estudantes obter informações possibilitando aos mesmos aprender tudo sobre o trabalhos científicos e acadêmicos.

Note que na citação acima, não é necessário inserir a numeração da Página onde a mesma foi encontrada. Mas, se quiser você pode inserir a página de onde foi retirada essa citação, caso você copie e cole. Se você leu a citação e colocou com suas palavras não faz necessário inserir a numeração da página. Ok?

Como Fazer Citação da Citação Direta Curta

Para Rocha (2015, p. 01 apud OLIVEIRA, 2016, p. 12) “o melhor blog para aprender tudo sobre TCC e as Normas da ABNT é o TCC nas Normas da ABNT”.

É possível verificar que toda citação da citação direta curta tem por característica o uso das “aspas” no início para abrir a citação e no final da citação.

Além disso, é possível verificar que nesse tipo de citação é exigido o uso do AUTOR, Ano e Página. 

Se no texto essa citação consultada não constarem o ano e a página da obra original, podemos ignorar esses elementos, mas, evite ao máximo inserir esse tipo de citação, no caso citação da citação direta que falte a página.

Como Fazer Citação da Citação Direta Longa com mais de 3 linhas

Para Rocha (2015, p. 01 apud OLIVEIRA, 2017, p. 12):

O melhor Site para estudantes aprender tudo sobre TCC e as Normas da ABNT é o site TCC nas Normas da ABNT. O site referido é o mais relevante para estudantes obter informações possibilitando aos mesmos aprender tudo sobre o trabalho de conclusão de curso nas normas da ABNT.

Pronto, agora que aprender como fazer citação da citação.

Como disse no início é bom evitar usar esse tipo de citação. Pois, ela não é muito bem vista pelos professores/orientadores e pesquisadores, devendo ser evitada por você em seu trabalho.

Porque os Orientadores e demais não gostam da citação da citação?

Pelo fato de você está transcrevendo uma citação a qual não se teve acesso ao original, dando margens para erros. Ou seja, você pode está usando algo errado em seu TCC.

Afinal, o trecho pode está correto ou pode não ser aquilo que realmente foi escrito pelo autor original. Por isso, é bom que evite essa citação ao máximo.

Posso usar Citação da Citação?

Claro que pode, em caso de exceções (devendo-se utiliza-la apenas nos casos de obras originais de difícil acesso por exemplo: publicações antigas, obras raras ou textos em línguas dificilmente acessíveis.) Mas, evite-as.

Por que não deve se usar Citação da Citação?

Porque é uma citação que você está “pegando” de outro autor e este autor pode ou não ter colocado a citação corretamente. 

A dica mais importante é você buscar sempre a FONTE ORIGINAL evitando as “indicações”.

Agora se tiver interesse em Aprender como Formatar essas Citações e também como fazer as demais citações clique no link a seguir: Como fazer Citações ABNT (Clique e Confira)!

DICA EXTRA – Curso A Fórmula do TCC

Em nosso Curso Online Incrível o Curso a Fórmula do TCC.

Nesse Curso Ensino tudo que você precisa saber para Finalizar seu TCC em Tempo RECORDE e conseguir ser Aprovado.

Recebo diariamente centenas de pedidos com estudantes querendo ajuda e muitas vezes não tem como ajudar. Pois, fica humanamente impossível atender e retornar a todos em tempo hábil. Por isso, desenvolvi esse curso Online completo.

Se você busca finalizar seu TCC (Monografia, Artigo, Projeto) é um Curso feito para você.

Para conhecer clique na imagem abaixo e confira o nosso artigo com todo o passo a passo  😉 

Espero que o nosso conteúdo tenha sido útil.

E que o mesmo possa te ajudar tirando todas as suas dúvidas sobre citação da citação.

É isso, ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado deixe nos comentários que te respondo o mais rápido possível.

Grande Abraço, Sucesso e Bons Estudos!

[ratings]

Gostou? compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais abaixo.

Assim, você me ajuda (divulgando meu trabalho) e também ajuda a todos que precisam de conhecimento sobre esse assunto. Obrigado  😉 

Tony Rocha

Administrador de Empresas com MBA em docência e metodologia do ensino superior e MBA em atuação estratégica na gestão de pessoas, Sócio Proprietário da Demais Consultoria & Cursos, Professor e Orientador de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso em cursos de graduação e pós-graduação. Estou a 5 anos ajudando estudantes com técnicas inovadoras, simplificadas e descomplicadas tudo para proporcionar a todos os estudantes a elaborar, desenvolver e finalizar o TCC sem perder noites de sono, sem dor de cabeça, sem estresse e fazendo um trabalho rápido de maneira fácil e com qualidade. Nosso método com modelos Prontos já ajudou milhares de estudantes em todo o Brasil. Conheça A Fórmula do TCC e Realize o sonho da sua formatura em poucos dias!

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

10 Comentários

  1. James Santos

    Muito Tony, obrigado pelo conteúdo!

    • Olá James, obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado.
      Grande abraço, sucesso e bons estudos!

  2. Leydiane Cardoso

    Obrigada Professor Tony, excelente artigo. Suas dicas são repassadas de maneira muito fácil de ser entendidas. Parabéns!

    • Olá Leydiane, muitíssimo obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em ler coisas assim. Realmente minha missão aqui é levar conteúdo de qualidade e com uma linguagem que todos possam entender muito bem e da forma mais facilitada possível. Obrigado!

      Abraço, sucesso e bons estudos!

  3. Lanna Sandy

    Muito bom, bem esclarecedor esse seus artigo Tony. Que você continue compartilhando seu conhecimento conosco. Parabéns =)

    • Olá Lanna, muito obrigado pelo seu comentário. Pode deixar, continuarei compartilhando meu conhecimento com todos que precisarem. Grande abraço, sucesso e e bons estudos!

  4. Marcela Visant

    Ufaaa estava totalmente perdida. Ainda bem que te encontrei. Parabéns pelo Blog!
    Obrigadaaa!

    • Obrigado Marcela, feliz que tenha conseguido te ajudar. Continue sempre nos acompanhando aqui em nosso blog.
      Grande abraço, sucesso e bons estudos!

  5. Elen Raquel

    Muito esclarecedor! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.