5 dicas para escolher seu Orientador de TCC Perfeito

Como escolher seu Orientador de TCC?

Chegou o momento de fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)… Nossa o medo, angústia e o pavor nesse momento é incrível.

Orientador

Lembro que senti tudo isso e mais um pouco na época em que fiz meu TCC para a conclusão do curso de Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Então, se você estiver se sentindo assim… Calma! Tenha certeza você não está nesse barco sozinho(a) mesmo aqueles que mostram que estão tranquilos… Também estão tensos e ansiosos.

Afinal, passamos grande parte do nosso curso ouvindo coisas do tipo: “TCC é horrível”, “Você vai ver o que é coisa feia quando chegar no TCC” “TCC da Depressão”, “Meu Deus, acho que vou desistir esse TCC é coisa do cão” entre outras coisas…

Quais são as coisas que você já ouviu durante seu tempo de curso? Diga ai pra gente nos comentários vamos interagir 😉

Então, nesse tempo começamos a pensar várias coisas para iniciarmos nosso TCC da melhor forma possível. Muitas perguntas surgem, entre elas estão:

  • O que é um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso?
  • Para que serve um TCC?
  • O que é uma Pesquisa Científica de TCC?
  • Quais são os Tipos de Pesquisa que devo Usar?

Essas quatro perguntas que me fiz no início desse processo eu respondi pra você aqui dentro do nosso Blog. No fim desse post você pode clicar e acessar cada uma!

Como estava te dizendo nessa caminhada muitas vezes solitária, tensa esquecemos um elemento essencial para nossa pesquisa. Qual seria?

O professor que irá te orientar. Ou seja, seu Orientador de TCC!


O que é Orientador de TCC?

É o professor que te dirige, estabelece as diretrizes para o funcionamento de (algo); dirigente, diretor. Ou seja, vai junto com você fazer o Planejamento do seu Projeto de TCC para a elaboração, desenvolvimento e finalização do seu Trabalho.


Antes dessas dicas é importante que você saiba qual o assunto você vai abordar em seu TCC antes da escolha do seu Orientador ou Orientadora. Que assunto Tony?

O assunto que você vai querer pesquisar, vamos supor que você faça Administração de Empresas.

Qual o assunto desse curso você tem mais afinidade? Gestão de Recursos Humanos, Logística, Qualidade no atendimento, Planejamento, Projetos… Entendeu?

Sabendo do assunto, fica mais fácil de falar com seu futuro Orientador de TCC.

Pois, quando escolher seu professor ele irá te perguntar:

Já sabe qual o assunto vai abordar em sua pesquisa?

Quando te perguntar isso você diz o assunto e pedi uma sugestão a ele para criar um Tema para seu TCC (caso não tenha criado ainda seu tema).

Se for bem escolhido por você (seu orientador de TCC) esse processo de TCC será um pouco mais fácil.

Pois, um(a) orientador(a) bom(a) é fundamental nesse processo. É importante você buscar esse orientador o quanto antes para que comecem a conversar sobre o Projeto do seu TCC.

E para te ajudar nessa escolha, tracei aqui cinco dicas para você encontrar esse(a) orientador(a) Perfeito.

Orientador de TCC

 

Vamos às dicas:

 

Dica 1 – Empatia, Afinidade

Sabe aquela expressão: “Meu santo bateu com esse professor”? Pois é, a primeira dica é buscar algum professor(a) que você tenha gostado, tenha afinidade por ele.

Isso é fundamental, afinal vocês dois irão ficar nesse processo entre 3 à 6 meses juntos (o tempo mínimo) em alguns casos esse tempo acaba sendo maior entre 12 à 18/24 meses.

Já pensou fazer um Projeto, Monografia, Artigo, Dissertação todo esse tempo com um orientador de TCC que não tem nenhum tipo de Empatia ou Afinidade com você?

Complica não é mesmo? Deixa seu processo mais difícil. Então, Evite esse tipo de orientador(a)!

Dica 2 – Prestativo(a)

Preste atenção nas aulas ou tente se lembrar daquele professor que sempre estava disposto a ajudar quando era solicitado. Vamos entender o porque:

(prestar + tivo)

adj.

  1. Que se presta.
  2. Que está sempre pronto para ajudar ou ser útil.

Já pensou está envolvido em um processo de TCC com um orientador que quando você tiver uma dúvida não te responda como deveria?

Ou que nem busque responder? – Ou então esse orientador te responda: você deve buscar essa resposta! Imaginou??? 

Seria cômico se não fosse verdade, mas, é a realidade de muitos e muitos estudantes por ai. Talvez você já tenha passado por isso ou sabe quem passou. 

Então, no momento em que for buscar esse professor tenha cuidado com essa característica.

Dica 3 – Estudioso

Tony todos os professores não são estudiosos? Claro. Mas, muitos às vezes estudam determinadas áreas do seu interesse.

A ideia aqui é buscar um professor que goste de estudar diversos assuntos. E como saber disso Tony?

Uma sacada interessante aqui é você lembrar quantas disciplinas o professor “João” te ensinou.

Vamos lá se ele te ensinou só disciplinas relacionadas a Direito (é provável que seja especialista nessa área) e queira muitas vezes ficar estudando apenas área.

Mas, se o João além de ensinar Disciplinas de Direito, também ministrou aulas de Gestão de Recursos Humanos, Logística, Estatística e etc… Isso na teoria mostra que esse Professor tem um conhecimento maior em várias áreas, ou que pelo menos estuda muito para ministrar essas aulas quando solicitado.

A intenção aqui é te mostrar duas características de Professores que você pode escolher. Vamos lá:

Característica 1 – Orientador de TCC Especialista na área conta ponto

Para seu TCC ser “melhor” avaliado é interessante buscar um professor/orientador que seja especialista ou mestre no assunto que você irá abordar.

Isso dar um “UP” maior a seu trabalho por se tratar de um professor da área.

Ou seja, ajuda e muito na hora da avaliação e claro no momento em que você for ser analisado pela banca.

Agora só adianta um professor/orientador assim se este bater com as dicas que estou te dando. Caso contrário o processo do seu TCC se torna mais difícil.

Característica 2 – Orientador de TCC não é especialista na área mas…

O professor não é especialista na área, mas, é estudioso, prestativo e você gosta dele… Então, é interessante avaliar esse como sendo o Professor a ser escolhido.

Pois, não adianta o Professor ser Mestre, Doutor em uma determinada área, mas não querer te ajudar.

Pode ter certeza a pior coisa do mundo é pedir ajuda a alguém e esse alguém não te ajudar. Você deve já ter passado por isso. É ruim ou não é?

Agora se ele for especialista da área, mestre e tiver as outras características ai você já sabe quem escolher né?

Dica 4 – Disponibilidade

As três primeiras dicas são importantes nesse processo e se você tem analisado bem os nomes que encaixam nessas características já está quase com o nome do seu Orientador em mãos.

Aqui nesse ponto é provável que você não saiba da disponibilidade desse Orientador. Se souber, bacana isso facilita muito. Se não souber, a única opção que te resta é realmente perguntar: Professor(a) você teria tempo para me orientar em meu TCC?

A disponibilidade é fundamental antes de iniciar esse processo.

Muitas vezes o Professor está com projeto de fazer alguma viagem, está construindo seu mestrado, doutorado, enfim, está ocupado ou com seu tempo limitadíssimo.

Nesses casos é importante não forçar a barra e querer que mesmo sem tempo ele seja seu orientador.

A não ser que queira alguém ao seu lado que não te ajude em quase nada (pode optar em escolher alguém sem tempo). É assim que você quer? Acho que não!

Então, seja honesto(a) com seu futuro Orientador de TCC e peça o mesmo dele.

Chegando nesse ponto de perguntar e se ele responder que pode… Maravilha você já tem seu Orientador definido.

Se você perceber que ficou em dúvidas, meio sem querer… Então, tente perguntar o porquê ou simplesmente busque o outro professor dessa lista.

Por isso que acho interessante que tenha entre 2 a 3 nomes de possíveis Orientadores de TCC em sua lista.

Dica 5 – Não confunda Amizade / Orientador e TCC

Após essas quatro dicas você já traçou o perfil do orientador que vai fazer contigo seu TCC. Bacana! Agora essa última dica é direcionada exclusivamente a você.

Aqui é necessário abrir seus olhos, ou dar um puxãozinho de orelha antes de iniciar seu TCC… Vamos lá.

Jamais confunda em momento nenhum sua amizade ou afinidade com seu Orientador de TCC, achando que ele irá fazer todo o seu Trabalho.

Ou seja, não fique esperando que seu Orientador faça tudo… Pois, isso jamais irá acontecer.

O dono da situação deve e sempre será você. O orientador de TCC (como o nome mesmo já diz) te orienta…

O orientador é fundamental para te orientar a seguir os caminhos mais fáceis e corretos nessa sua caminhada chamada TCC.

Então, se você chegou até aqui achando que irá ter um “pai ou uma mãe” para te orientar… Tire isso da sua cabeça, isso não existe! Afinal, quando você vai fazer sua Capa e a Folha de Rosto para entregar seu TCC existe um local específico para inserir o Autor(a)/Dono do Trabalho (ou seja, você o “ator principal”) e o Orientador (a) (peça importante, mas, “coadjuvante”). Ou seja, se porte como dono/ator principal do seu trabalho.

Estude e busque alguém para te ajudar a facilitar esse processo. As quatro dicas anteriores se bem feitas por você vai te proporcionar encontrar um nome perfeito.

Colocando em prática as dicas para escolher seu orientador

Agora pegue uma folha e escreva esses quatro tópicos abaixo e vá colocando o nome dos professores que mais se assemelham com essas dicas, depois, faça uma análise e escolha o seu.

orientador

1 – Empatia, Afinidade: Jorge, Maria, Marta,

2 – Prestativo(a): Maria, Nando, Jorge

3 – Estudioso: Marta, Nando, Jorge

4 – Disponibilidade: Maria, Marta, Jorge

No exemplo acima, se você analisar vai perceber que o nome do Professor “Jorge” é o único que aparece nos quatro tópicos, então, na teoria ficaria com ele.

Se no momento de perguntar, se ele gostaria de ser seu Orientador e ele responder: que não dar… Então, iria para outro nome que no exemplo acima seria: Maria.

Ajudinha Extra para você  😉 

Para te ajudar nesse processo vou te listar aqui alguns artigos importantes para que entenda esse início de TCC (se quiser ler algum é só clicar em cima):

Muitos Estudantes Perguntam: Tony tem como Facilitar todo esse Processo na Elaboração, Desenvolvimento e Conclusão do TCC?

Mesmo após ler todas as dicas, ainda sim, não estou consigo desenvolver meu TCC. Preciso urgentemente começar a Desenvolver meu TCC mas não estou conseguindo.

Essa é a sua Situação?

Agora eu te Pergunto:

Você quer realmente fazer seu TCC?

Você mesmo quer ter o prazer de Dizer: Eu Fiz meu TCC!?

Deixo a sugestão para que conheça o nosso Curso a Fórmula do TCC!

Veja abaixo o passo a passo de como fazer seu TCC rápido, fácil com qualidade e o auxílio de MODELOS PRONTOS (Assista o Vídeo e Descubra)  😉 

Conheça Como Fazer seu TCC em até 7 Dias. Assista o Passo a Passo  😎

a fórmula do tcc

 

Finalizando Artigo Como Escolher Orientador

Lembre-se quanto mais material você tiver melhor será para conseguir seu orientador, pois com isso você mostra a seu futuro orientador que já tem algo…

E que realmente está interessado(a) em elaborar, desenvolver e finalizar seu TCC. Então, faça sua parte  🙂 

Que Material é esse? (saber do assunto, ter um tema, quiçá um projeto feito). 

Depois dessas dicas, se você quiser partir para aprender como criar um projeto (clique aqui). Mas, se ainda não tem tanto conhecimento e informação sobre TCC te aconselho ler antes essa lista que passei agora acima.

E ai, gostou das nossas dicas sobre como escolher seu orientador?

Quais são as maiores dificuldades que você tem para escolher seu Orientador? Deixe ai nos comentários pra gente interagir.

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou marque seus amigos ai nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam  😉 

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (156 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

4 Comentários

  1. Pedro Lamber

    Tony, suas dicas foram iluminadoras, Estava com tantas dúvidas sobre esse tema (buscar orientador). Agora não tenho mais. Obrigado!

    • Fantástico Pedro, obrigado pelo seu FeedBack. Sempre bom saber a opinião de vocês.

      Continue acompanhando nosso Blog.
      Abraço, Sucesso em Seu TCC e Bons Estudos. Conte Comigo Sempre!

  2. João Lessa

    Obrigado por suas dicas, já tinha uma pessoa em vista e com suas dicas vi que ela se encaixa bem para o convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.