TCC – O que é e como fazer um TCC passo a passo

Então quer dizer que você está com dificuldades em como fazer um TCC?

Não sabe nem começar? Está completamente desesperado? Não sabe se faz a introdução, o referencial teórico ou o resumo primeiro? E o tema do seu trabalho, já sabe? O que são os objetivos geral e específico?

Ou talvez você nem saiba o que é um TCC. Mas tudo bem, fique tranquilo…

…até o final deste artigo responderei todas as suas dúvidas!

Os alunos são aterrorizados antes mesmo de entrar na faculdade com frases do tipo “é mais fácil entrar na faculdade do que sair dela” ou “espera só você ter que fazer o seu TCC, ai você verá o que é bom pra tosse”.

E quando é chegada a hora de realizar o trabalho de conclusão de curso, muitos acabam ficando desesperados, perdidos e sem a menor ideia do que fazer. Tudo isso, por medo de não conseguir concluir o projeto a tempo e reprovar pela banca de professores.

como fazer um tcc

Mas o projeto de TCC não é um bicho de sete cabeças como muitos alunos são forçados a acreditar. Na realidade, deveria ser considerada uma oportunidade pelos estudantes, há gente que conseguiu o primeiro emprego por causa do projeto, teve gente que criou um negócio e até ganhou dinheiro por causa de um simples trabalho de conclusão de curso.

Quem sou eu para falar sobre como fazer um TCC?

Meu nome é Tony Rocha e nós últimos anos já ajudei milhares de alunos a fazerem o seus TCCs, serem aprovados e ainda impressionarem os professores da banca. Tudo isso, sem ficarem com dores de cabeça, perdidos e completamente desesperados com o trabalho de conclusão de curso.

Respondo diversos e-mails todos os dias, e sempre me deparo com as mesmas dúvidas, problemas e dificuldades. Depois de tanto tempo, acabei criando um Roteiro da Aprovação que já ajudou milhares alunos nos últimos anos. E aqui vou passar para vocês esse Roteiro completo, passo a passo, mas para isso…

…preciso que fique comigo até o final do artigo.

 

O que será tratado neste artigo

O que é TCC?

Uma explicação rápida e objetiva sobre o que é TCC e suas regras.

Como elaborar um TCC – O que você não deve fazer

Os maiores erros que os alunos cometem ao executar o projeto de TCC.

Como fazer um TCC? – O Roteiro da Aprovação

Um roteiro extremamente simples e objetivo tratando de todos os pontos fundamentais de um TCC que são: Tema, Problema de Pesquisa, Objetivo Geral e Específico, Introdução, Roteiro de Capítulos e Referencial Teórico.

O toque especial para fazer um TCC nota 10

A método por trás de todos os TCC nota 10, feitos em pouco tempo.

Concluindo sua aprendizagem de como elaborar um TCC

Finalizando o artigo e considerações finais.

O que é TCC?

 

Vamos começar do começo, o que é TCC? Para alguns pode parecer uma pergunta banal, mas acredito que muitos de vocês têm essas dúvidas ou fazem essas perguntas: “Professor, eu vou fazer uma monografia e não um TCC, você pode me ajudar?” ou “Ao invés de fazer um TCC posso fazer um artigo científico?”.

Contudo, TCC pode ser um artigo científico, monografia, relatório de pesquisa, artigo de revisão de literatura, entre outras. TCC é um termo que significa “trabalho de conclusão de curso” e pode ser várias coisas, sempre fazendo uso das normas ABNT. O que determinará o tipo de trabalho que você realizará é a sua instituição de ensino.

TCC é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. É elaborado em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

As regras do Trabalho de Conclusão de Curso

Para saber se o seu projeto de TCC será uma monografia, artigo científico ou outra coisa, procure o seu coordenador do curso ou orientador para conseguir as regras. Dependendo da instituição de ensino, o trabalho pode ser feito sozinho ou em grupo e também pode ter um nome diferente (mas no fim das contas é um TCC de qualquer forma).

Veja este rápido vídeo abaixo e entenda de vez o que é TCC e quais são suas regras:

 

Como elaborar um TCC – O que você não deve fazer!

Muitos estudantes erram na sequência de execução do projeto de TCC e muitos orientadores, que na maioria das vezes só querem se livrar dos alunos por um tempo, ou são preguiçosos, dizem para começar pelo referencial teórico (ou revisão bibliográfica: que é o conjunto de autores que falam sobre o seu tema, é o embasamento do seu TCC).

Outros estudantes, sem saber muito o que fazer, partem direto para a introdução – o que parece ser razoável – ou já começam pelo resumo – que é umas das últimas cosias a serem feitas -. Porém, antes de tudo isso, a primeira coisa a ser realizada é a estrutura fundamental do TCC, obviamente, depois de já ter escolhido um tema.

Mas, o maior erro de todos é algo que muitos estudantes ignoram, pois já é um costume adquirido desde a escola, de tratar o projeto como algo feito só para atrapalhar a vida dos estudantes e dificultar a saída do curso. Porém, como disse no inicio do artigo, há alunos e conhecidos meus que conseguiram o primeiro emprego, abriram um negócio e ganharam dinheiro por causa do TCC.

Pode ser difícil de aceitar, mas fazer o trabalho pensando como uma oportunidade e não como um castigo, facilitará enormemente a sua execução.

Como fazer um TCC? – O Roteiro da Aprovação

trabalho de conclusao de curso

 

Agora você entenderá porque o trabalho de conclusão de curso não é um bicho de sete cabeças, de forma simples e rápida você saberá como fazer um TCC completo e não ficará mais perdido.

O projeto de TCC é dividido em três partes, três elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Iremos destrinchar cada um deles para você não ficar com nenhuma dúvida. Mas antes de começar o trabalho, tem um passo que deve ser feito, seria o passo zero de todo TCC que é: a escolha do Tema.

PS: mesmo se você já escolheu um tema, leia esta parte do artigo. Porque vai que o tema que você escolheu não serve.

Tema – Como escolher?

Para escolher um tema correto e aceitável, três perguntas devem ser respondidas positivamente. E tem que ser as 3 perguntas, não 1 ou 2, as três!

Pergunta número 1: Você gosta do assunto?

Pode parecer besteira, eu sei. Mas essa pergunta é de extrema importância, você utilizará muitas horas, semanas, meses para concluir o trabalho inteiro e se não for um assunto do seu interesse…

…esquece, haverá grandes chances de no meio do caminho você desistir e querer trocar de tema ou o trabalho não ficar bom, havendo grandes possibilidades de ser reprovado.

Muitos alunos escolhem um tema por parecer mais fácil, mas se arrependem amargamente depois.

Pergunta número 2: Existe conteúdo suficiente sobre o assunto?

Já tive alunos com gostos peculiares, que quiseram fazer o seu TCC sobre temas bastante específicos e na hora de realizar a pesquisa do referencial teórico, não encontraram nada ou praticamente nada sobre o determinado assunto.

Então, depois de definir um tema que goste, pesquise sobre ele rapidamente e veja o que pode encontrar.

PS: não é pra fazer a pesquisa do referencial teórico agora, é só pra dar uma rápida olhada pra saber se tem conteúdo sobre o assunto.

Pergunta número 3: O tema é relevante em nível acadêmico?

O que quero dizer com nível acadêmico é: tem alguma relevância para as outras pessoas? De alguma forma, a sua pesquisa ajudará alguém? Ela não é ampla demais, o que a torna pouco significativa? Não necessariamente precisa salvar alguém de alguma doença ou ter uma grande causa, mas se é importante para alguma outra pessoa além de você mesmo e se não é amplo demais a ponto de não conseguir pesquisar nada afundo em pouco tempo.

Separe algumas horas para ler sobre o assunto que será tema do TCC, sobre técnicas de abordagem do trabalho (livros técnicos ajudam) e não deixem de ter acesso a outros bons trabalhos de conclusão de curso da sua instituição de ensino.

Quer um artigo mais completo que fale sobre temas de TCC? Então, acesse esse sobre temas para TCC.

Estrutura fundamental do TCC

como fazer o tcc

Como dito anteriormente, para aprender como fazer um TCC são necessário três elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa parte é fácil de saber, mas o que os alunos não sabem é que antes de escrever esses três itens é necessário definir a estrutura fundamental do TCC, que é dividido em: tema, problema de pesquisa e objetivo geral e específico.

A maioria esmagadora dos estudantes pula essa parte e é exatamente nesse ponto que todos se perdem e não sabem por onde começar. Então, acabam iniciando pelo referencial teórico, introdução ou o resumo e fica aquela bagunça toda.

Definido o tema (o passo zero), é hora de partir pros próximos passos:

Passo número 1 – Problema de pesquisa

No problema de pesquisa do seu projeto de TCC você define em qual área do seu tema você irá atuar. Por exemplo, se for uma lei, o seu problema de pesquisa pode ser: qual a aplicabilidade dessa lei? Ou qual a eficácia dessa lei? Ou quais são os efeitos dessa lei?

Essa parte da estrutura fundamental do seu trabalho de conclusão de curso é de extrema importância, porque o seu projeto não é feito em volta do seu Tema. Mas sim em volta do seu Problema de Pesquisa.

Se quiser uma explicação mais detalhada, leia este artigo sobre problema de pesquisa.

Passo número 2 – Objetivo Geral

Não tem segredo aqui, definido o Problema de Pesquisa o seu objetivo geral será exatamente o problema de pesquisa. Mas sem a interrogação e adicionando um verbo no começo da frase. Por exemplo: analisar a aplicabilidade da lei tal. Ou definir a eficácia da lei tal.

Passo número 3 – Objetivos Específicos

Os objetivos específicos é a separação em partes do que precisa ser feito para alcançar o objetivo geral. Por exemplo, o objetivo geral é a aplicabilidade da lei tal. Então os objetivos específicos podem ser: conceituação da lei tal, características da lei tal, objetivos da lei tal, aplicabilidade da lei tal.

Para ajudar você a escrever os objetivos específicos e o objetivo geral, leia este artigo sobre objetivo específico e objetivo geral.

A estrutura fundamental do TCC é o ponto inicial de qualquer projeto, a partir dela você consegue realizar todo o trabalho de conclusão de curso.

Provavelmente agora, muitos de vocês já devem estar se perguntando: depois de ter feito toda a estrutura fundamental do TCC, posso começar a pesquisa do referencial teórico?

Pode até começar, mas aconselho que não.

O próximo passo da sua aprendizagem de como fazer um TCC é fazer uma parte da sua introdução! Porque assim você já vai formando uma ideia de como ficará o seu trabalho, e isso é muito importante.

Introdução do projeto de TCC

A introdução diz do que se trata o trabalho, qual é a sua intenção com o trabalho e porque a sua pesquisa é importante.

Tudo o que você definiu na estrutura fundamental do TCC você utilizará agora na sua introdução. Que será dividida em 7 partes:

1ª Contextualização: apresente o seu tema.

2º Problema de Pesquisa: coloque o problema de pesquisa que definiu e explique-o brevemente.

3º Objetivo Geral: escreva o seu objetivo geral e explique-o brevemente.

4º Objetivos Específicos: coloque os objetivos específicos.

5º Justificava: qual a relevância do tema escolhido, qual o impacto do tema. (Para fazer a justificativa este artigo da justificativa TCC)

6º Metodologia de Trabalho (não é necessário em alguns TCC e também não é feito agora, mas é bom você entender como ela funciona): muitos alunos tem dificuldade em escrever e entender o que é a metodologia de pesquisa, o que você tem que saber é: como você fez a sua pesquisa? É basicamente você descrever como você fez a sua pesquisa. Os pontos importantes de ter aqui é: a) natureza da sua pesquisa (exploratória, descritiva, explicativa), b) fontes de pesquisa primárias (falar com pessoas, fazer entrevista) e secundárias (ler livros, artigos), c) resultados qualitativos ou quantitativos e d) como funcionou a pesquisa (descrição dos passos de realização da pesquisa).

Por exemplo, o seu projeto de TCC tem uma pesquisa bibliográfica – o que qualquer TCC terá -, então colocará como você selecionou os autores, onde os encontrou, qual foi à fonte de pesquisa…

Veja o melhor guia para metodologia TCC aqui.

7º Estrutura de Capítulos : esse último item é, provavelmente, desconhecido pela maioria dos estudantes. Nesse item você colocará cada capítulo que haverá no seu TCC e colocará uma brevíssima descrição do que será tratado em cada capítulo. Dica: cada objetivo específico pode ser um capítulo. Essa parte não precisa ser feita por completo logo de início, mas já tenha um rascunho para te ajudar a pesquisar o referencial teórico.

Caso queira aprender como fazer introdução de TCC completo com um passo a passo bem explicado, ensinando como escrever cada parágrafo. Clique no link a seguir e deixe aberto em uma nova janela, para você lê-lo depois de terminar de seguir este guia: Como fazer introdução de TCC.

 

Veja vídeo abaixo que destaca como fazer uma Introdução de TCC:

Referencial Teórico

projeto de tcc

 

Feito isso a sua aprendizagem de como fazer um TCC já deu um grande passo. Toda a base do seu projeto está feita e você pode FINALMENTE ir para a pesquisa do referencial teórico.

DICA 1: ao pesquisar por artigos, livros, revistas sobre o seu tema veja as referências bibliográficas e então as anote e analise em quantos locais diferentes elas se repetem. Quanto mais repetir, mais importante é essa referência bibliográfica para você.

DICA 2: quando estiver pesquisando vá lendo e separando os pontos importantes para você, seguindo o roteiro de capítulos que você já criou. Para evitar problemas futuros do tipo: “Ah, eu me lembro de ter lido sobre esse assunto em algum lugar, mas onde foi?”.

Veja como fazer um referencial teórico TCC completo. E também uma coisa muito importante é você saber utilizar as normas ABNT TCC corretamente!

Resumo do que você deve fazer inicialmente

Essas sãos a primeira etapa do seu TCC, seguindo isso todo o seu trabalho ficará muito mais fácil de fazer:

  1. Definir o Tema
  2. Problema de Pesquisa
  3. Objetivo Geral
  4. Objetivo Específicos
  5. Justificativa
  6. Referencial Teórico

O toque especial para fazer um TCC nota 10

Nessa altura do campeonato, nós já sabemos o que é TCC, um tema, a pesquisa de trabalho e os objetivos geral e específicos. Também sabemos fazer um introdução, o roteiro dos capítulos e por último a pesquisa do referencial teórico.

Com tudo isso aprendido, toda a base do TCC pode ser realizada. Mas…

…eu entendo que para alguns alunos o TCC ainda pode estar meio confuso. Por isso, quero passar uma grande ajuda extra!

como fazer um projeto de tcc

 

O meu objetivo é ser aquela ajuda que você não encontra na sua faculdade ou universidade, pois infelizmente, há professores que não estão interessados em guiar o aluno em fazer o TCC.

Pensando nisso, entrego aqui dicas preciosas “TCC nas NORMAS DA ABNT: Como Fazer um TCC Passo a Passo“, no qual, explico as maneiras corretas de fazer o TCC, os erros que podem estar cometendo e como corrigir todos eles.

Desse modo, você não precisará  gastar meses tentando aprender sozinho como fazer cada parte do seu TCC, pois em poucas horas nosso blog vai te mostrar como fazer isso!

Para conseguir o acesso, faça o seguinte:

  1. Escreva seu nome e melhor e-mail, logo abaixo, onde está escrito “Nome” e “E-mail principal”;
  2. Clique no botão “Pegar Agora”;
  3. Só esperar carregar;

Simples assim você consegue escrever o seu TCC inteiro, de maneira organizada, seguindo um roteiro já aplicado e aprovado por milhares de estudantes. E o melhor de tudo: Passo a Passo e do Jeito Certo.

Concluindo sua aprendizagem de como elaborar um TCC

Neste artigo você aprendeu toda a base para fazer o seu TCC. Com o conteúdo que aprendeu aqui você não ficará mais perdido e todas as perguntas feitas no início do artigo foram respondidas.

Espero de verdade que você tenha aprendido como fazer um TCC nota 10 ou que pelo menos saiba por onde começar.

Qualquer dúvida entre no SITE: cursoaformuladotcc.com.br ou nos comentários abaixo, que eu respondo todos.

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.