Comunicação científica (paper): o que é? e qual sua estrutura?

Comunicação científica (paper) é uma modalidade pouco utilizada nas instituições de ensino superior para avaliar seus estudantes no tocante da pesquisa científica. Mas, de vez em quando algumas instituições pede esse tipo de Trabalho. Vamos antes entender em quatros passos simples o que é a Comunicação científica (Paper) e depois vamos a Estrutura.

Passo 1: E o que é a Comunicação científica ou (Paper)?

Segundo a ABNT (1989) Paper ou Comunicação Científica é uma espécie de pequeno artigo científico, elaborado sobre um tema específico ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações sejam elas em congressos e reuniões científicas, estando sujeito a ser julgado como qualquer outro trabalho científico.

Passo 2: Objetivos da Comunicação científica (Paper)

Os objetivos de uma Comunicação científica (paper) em sua maioria consiste em criar um problema, pesquisá-lo, estudá-lo, ajustar ele as hipóteses, analisar os dados, dispor uma metodologia própria e, por fim, concluir o paper ou porventura recomendá-lo.

Passo 3: Característica da Comunicação científica (Paper)

A Comunicação científica (paper) tem por característica ser bem técnico, podendo dessa forma envolver fórmulas, gráficos, citações e pés de página (notas de rodapé/referências), anexos, adendos e referências.

Em um paper a opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferencias do escritor.

Passo 4: Finalidade da Comunicação científica (Paper)

Abaixo vou ilustrar algumas citações contendo conceitos que demonstram claramente a finalidade da Comunicação científica (paper):

Para Roth (1994, p. 03 apud MEDEIROS, 2008, p. 213): a) Paper é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, avaliação, interpretação sobre essas descobertas; b) um trabalho que deve apresentar originalidade quanto às idéias; c) um trabalho que deve reconhecer as fontes que foram utilizadas; d) um trabalho que mostra que o pesquisador é parte da comunidade acadêmica.

Medeiros (2008, p. 214) acredita que “depois de informar que o tamanho do paper depende da complexidade do tema e da motivação do pesquisador para o trabalho e do tempo de que dispõe”. Roth (1994, p. 06 apud MEDEIROS, 2008, p. 214) ensina cinco passos para a realização de um paper: escolher um assunto, reunir informações, avaliar o material, organizar as idéias, escrever o paper.

Medeiros (2008, p. 214) cita que, para redigir um paper, escolha um assunto, estabeleça limites precisos para ele (dessa forma, você estará determinando o tema), eleja uma perspectiva sob a qual você tratará o tema (sociológico, psicológico, químico, físico, matemático, filosófico, histórico, geográfico). Em seguida, apresente o problema que estará resolvendo e construa uma hipótese de trabalho (antecipação de uma resposta para o problema). Diga o objetivo de seu paper e desenvolva suas idéias apoiando-se em fontes dignas de crédito. Após defender seu ponto de vista, demonstrá-lo e apresentar provas, conclua o paper. Uma bibliografia deve acompanhar o trabalho.

Citações / Fonte: Paper Trabalho Científico, Site Ebah.

Assim, para se ter uma Comunicação Científica (Paper) Top das TOP é necessário saber como fazer sua estrutura e deixá-lo da forma correta. A Estrutura do Paper tem suas diferenças tanto estrutural como também em seu total de folhas.

Se você já fez monografia, artigo, tese, ou dissertação sentirá essa grande diferença e claro sua estrutura também é bem particular.

 

Comunicação científica (Paper)

Estrutura da Comunicação Científica (Paper):

Autor (es);

Créditos do(s) autor(es);

Resumo;

Texto (apesar de estar presente como conteúdo, a introdução, desenvolvimento e uma conclusão, não deve conter subdivisões);

Referências.

VÍDEO REVELA PASSO A PASSO PARA VOCÊ FINALIZAR SEU TCC EM TEMPO RECORDE (Assista o Vídeo)

 

Pronto, seguindo essa estrutura você vai conseguir fazer o seu trabalho de Comunicação Científica (Paper) bem d++++  😉 

Gostou do post – Comunicação científica (paper)?

Rápido, prático e bem objetivo… Se gostou, deixe ai nos comentários, se também tiver elogios, ou dúvidas deixe ai nos comentários que farei o possível para te responder o quanto antes.

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou marque seus amigos ai nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam  😉 

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (156 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

2 Comentários

  1. Sergiane Mattos

    Muito bom Tony, Parabéns!!!

    • Obrigado Sergiane, Feliz por ter gostado e mais feliz ainda por ajudar.

      Abraço, Sucesso em Seu TCC e Bons Estudos. Conte Comigo Sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.