Comunicação científica (paper): o que é? e qual sua estrutura?

Comunicação científica (paper) é uma modalidade pouco utilizada nas instituições de ensino superior para avaliar seus estudantes no tocante da pesquisa científica. Mas, de vez em quando algumas instituições pede esse tipo de Trabalho. Vamos antes entender em quatros passos simples o que é a Comunicação científica (Paper) e depois vamos a Estrutura.

Passo 1: E o que é a Comunicação científica ou (Paper)?

Segundo a ABNT (1989) Paper ou Comunicação Científica é uma espécie de pequeno artigo científico, elaborado sobre um tema específico ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações sejam elas em congressos e reuniões científicas, estando sujeito a ser julgado como qualquer outro trabalho científico.

Passo 2: Objetivos da Comunicação científica

Os objetivos de uma Comunicação científica (paper) em sua maioria consiste em criar um problema, pesquisá-lo, estudá-lo, ajustar ele as hipóteses, analisar os dados, dispor uma metodologia própria e, por fim, concluir o paper ou porventura recomendá-lo.

Passo 3: Característica da Comunicação científica

A Comunicação científica (paper) tem por característica ser bem técnico, podendo dessa forma envolver fórmulas, gráficos, citações e pés de página (notas de rodapé/referências), anexos, adendos e referências.

Em um paper a opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferencias do escritor.

Passo 4: Finalidade da Comunicação científica

Abaixo vou ilustrar algumas citações contendo conceitos que demonstram claramente a finalidade da Comunicação científica (paper):

Para Roth (1994, p. 03 apud MEDEIROS, 2008, p. 213): a) Paper é uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, avaliação, interpretação sobre essas descobertas; b) um trabalho que deve apresentar originalidade quanto às idéias; c) um trabalho que deve reconhecer as fontes que foram utilizadas; d) um trabalho que mostra que o pesquisador é parte da comunidade acadêmica.

Medeiros (2008, p. 214) acredita que “depois de informar que o tamanho do paper depende da complexidade do tema e da motivação do pesquisador para o trabalho e do tempo de que dispõe”. Roth (1994, p. 06 apud MEDEIROS, 2008, p. 214) ensina cinco passos para a realização de um paper: escolher um assunto, reunir informações, avaliar o material, organizar as idéias, escrever o paper.

Medeiros (2008, p. 214) cita que, para redigir um paper, escolha um assunto, estabeleça limites precisos para ele (dessa forma, você estará determinando o tema), eleja uma perspectiva sob a qual você tratará o tema (sociológico, psicológico, químico, físico, matemático, filosófico, histórico, geográfico). Em seguida, apresente o problema que estará resolvendo e construa uma hipótese de trabalho (antecipação de uma resposta para o problema). Diga o objetivo de seu paper e desenvolva suas idéias apoiando-se em fontes dignas de crédito. Após defender seu ponto de vista, demonstrá-lo e apresentar provas, conclua o paper. Uma bibliografia deve acompanhar o trabalho.

Citações / Fonte: Paper Trabalho Científico, Site Ebah.

Assim, para se ter uma Comunicação Científica Top das TOP é necessário saber como fazer sua estrutura e deixá-lo da forma correta. A Estrutura do Paper tem suas diferenças tanto estrutural como também em seu total de folhas.

Se você já fez monografia, artigo, tese, ou dissertação sentirá essa grande diferença e claro sua estrutura também é bem particular.

 

Comunicação científica (Paper)

Estrutura da Comunicação Científica (Paper):

Autor (es);

Créditos do(s) autor(es);

Resumo;

Texto (apesar de estar presente como conteúdo, a introdução, desenvolvimento e uma conclusão, não deve conter subdivisões);

Referências.

Quer Fazer Seu TCC COMIGO? (Assista ao Vídeo!)

 

Pronto, seguindo essa estrutura você vai conseguir fazer o seu (Paper) bem d++++  😉 

Gostou do post sobre Paper?

Rápido, prático e bem objetivo… Se gostou, deixe ai nos comentários, se também tiver elogios, ou dúvidas deixe ai nos comentários que farei o possível para te responder o quanto antes.

Forte Abraço e Bons Estudos!

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou marque seus amigos ai nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam  😉 

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

2 Comentários

  1. Sergiane Mattos

    Muito bom Tony, Parabéns!!!

    • Obrigado Sergiane, Feliz por ter gostado e mais feliz ainda por ajudar.

      Abraço, Sucesso em Seu TCC e Bons Estudos. Conte Comigo Sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.