Conclusão de TCC ou Considerações Finais nas Normas da ABNT (Passo a Passo Completo)

Conclusão de TCC ou Considerações Finais ABNT, esse é o momento em que todos sonham chegar para finalizar seu TCC esse realmente é um momento especial.

Confesso que os trabalhos que já realizei sozinho ou ajudando estudantes pelo o Brasil inteiro é sem dúvidas muito gratificante chegar nesse elemento textual chamado Conclusão de TCC ou Considerações Finais.

Ainda mais, sabendo que foi com tanto esforço, dedicação e noites de sono mal dormidas e quando foi possível dormir, chegar até aqui realmente não é para todos. Só para guerreiros como você. Parabéns!

Emoção  😀 

Conclusão de TCC

Essa emoção só entende quem realmente passou por poucas e boas para finalizar seu TCC.

Após esse momento de descontração vamos ao que interessa nesse elemento textual. 

E agora, terminei todo o meu trabalho acadêmico como faço minha Conclusão de TCC ou Considerações finais?

O mesmo processo que utilizou durante todo o seu trabalho, se você já leu artigos aqui entre eles “como fazer resumo, como fazer introdução e como fazer capítulos e subcapítulos” perceberá ao ler esses artigo que sempre menciono que qualquer texto que for desenvolver existe inicio, meio e fim, nesse último elemento Conclusão de TCC ou considerações finais não é diferente.

Conclusão ou Considerações Finais?

Antes, é preciso explicar rapidamente sobre a diferença entre Conclusão e Considerações Finais que são em seu contexto elaboradas da mesma forma.

Geralmente não existe muita exigência em pedir para que o estudante utilize uma ou outra.

Mas, de vez em quando é solicitado a você pelo seu orientador(a) que mude Conclusão para Considerações Finais ou vice e versa.

Ai, você fica se perguntando e não é a mesma coisa?

conclusão ou considerações finais

Entendendo Conclusão ou Considerações Finais

Apesar de muitos já estarem utilizando apenas Conclusão, existe uma pequena diferença entre as duas.

Conclusão de TCC

Faz necessário conhecer que Conclusão é recomendada principalmente para quem faz um estudo de caso que acaba fazendo pesquisas, aplicando perguntas para se chegar de fato a uma Conclusão de TCC teoricamente mais sustentada.

Considerações Finais TCC

Já as Considerações Finais são utilizadas geralmente em trabalhos que são apenas pesquisa científica ou como muitos conhecem pesquisa bibliográfica. Basicamente a diferença é essa! 

Recapitulando Conclusão ou Considerações Finais

Então, se você tiver fazendo um TCC que além do estudo bibliográfico (que deve ser feito em seu referencial teórico) é também estudo de caso use Conclusão. 

Agora se estiver fazendo uma pesquisa apenas bibliográfica escreva Considerações Finais.

Bacana Tony, mas, meu TCC é uma pesquisa bibliográfica e meu orientador está pedindo para inserir Conclusão, então, claro que você vai colocar Conclusão.

Pois, como já disse as regras da ABNT, infelizmente não são seguidas pra valer como deveria, então existem flexibilidade ocasionando isso.

Aqui, você vai aprender tudo da melhor maneira possível.

Mas, lembre-se que por existir essa flexibilidade é importante que após seguir nossas orientações aqui mostre a seu professor(a)/orientador(a).

Assim é possível que ele peça apenas para ajustar alguns detalhes. Ou, até mesmo pode ouvir seu teacher dizer: Parabéns!

COMO FAZER CONCLUSÃO DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Passo 1 – Objetivo Principal da Conclusão

  • As conclusões indicam as consequências e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa. A conclusão tem como missão apontar as conquistas obtidas com o estudo, inserindo os fatos que foram verificados, indicar quais foram as limitações encontradas para fazer o estudo e sempre sugira para que novos estudos sejam feitos através do seu trabalho, afinal, sua pesquisa não é definitiva e por isso deve ressaltar que está contribuindo para novas pesquisas.

Passo 2 – Verifique se sua pesquisa atingiu ou não os objetivos traçadas em seu projeto ou introdução

  • Volte ao inicio do trabalho e verifique os seus objetivos apontando agora em sua conclusão o que foi obtido através do estudo demonstrando se esses objetivos foram alcançados ou não.

Passo 3 – Os resultados obtidos com a pesquisa foi ao encontro a sua hipótese ou não?

  • Outro ponto relevante é que você deve fazer uma relação dos resultados obtidos e a hipótese ou hipóteses levantadas no início do trabalho para descrever se através da pesquisa a hipótese foi corroborada ou não. Geralmente utiliza-se apenas uma hipótese em seu projeto pesquisa, monografias, artigos.

Passo 4 – Sua Pergunta Problema foi ou não respondida?

  • Destaque também se a sua Pergunta problema na (Problematização) teve uma resposta através do seu estudo.

Passo 5 – Conclua sua ideia e dê o parecer final?

  • Por fim, faça a finalização do seu trabalho. Conclua suas ideias e dê seu parecer final!

PASSO FINAL – COMO FAZER CONCLUSÃO  DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tudo isso também se aplica as Considerações Finais. Lembre-se as duas são “a mesma coisa” apenas existe uma diferença pequena entre elas nessa questão de verificar qual a nomenclatura é mais adequada Conclusão ou Considerações finais…?

Outra questão a ser diferente entre Conclusão e Considerações Finais está por conta da metodologia de estudo, ao se fazer um estudo de caso é necessário trazer para a conclusão resultados relevantes desse estudo.

Qual seria esses Resultados Relevantes?

Geralmente quando se faz uma pesquisa de estudo de caso é geralmente aplicado uma pesquisa (questionário) está pode ser feita de forma quantitativa ou qualitativa a fim de obter respostas para responder ou não seus objetivos: geral e específicos, além da pergunta problema.

Entendeu direitinho agora? espero que sim!

COMO FORMATAR A CONCLUSÃO DE TCC OU CONSIDERAÇÕES FINAIS NAS NORMAS DA ABNT?

Formatar Conclusão de TCC ABNT

Para aprender como deixar sua conclusão nas normas da ABNT… É muito simples segue o mesmo padrão feito no desenvolvimento (capítulo e subcapítulos).

VEJA TAMBÉM: Capítulos e Subcapítulos (desenvolvimento) do seu TCC: Aprenda a criar Passo a Passo!

Vamos lá Formatando a Conclusão de TCC ou Considerações Finais:

Passo 1 – A Fonte (letra) Tamanho 12 (Arial ou Times New Roman – Deve ser a mesma fonte utilizada em todo o texto)

Passo 2 – Título Escrito no Topo da Página

Passo 3 – (CONCLUSÃO) Título Escrito com a Numeração, Todo em Maiúsculo, Negrito e Alinhado a Esquerda.

Passo 4 – O Texto inserido na Conclusão deve ter um recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo.

Passo 5 – O Texto deve ter Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas (exceto para citações com mais de 3 linhas se houver, o que não é recomendável) e o alinhamento do texto justificado.

Lembre-se que a Conclusão de TCC também é numerada.

Se ainda não souber como Colocar Margens e Espaçamento entre linhas veja abaixo:

Como Formatar Margens de TCC no Word nas Normas da ABNT (CLIQUE AQUI E CONFIRA)

Espaçamento entre linhas TCC ABNT: Como configurar Passo a Passo em seu Word (CLIQUE AQUI E CONFIRA)

MODELO CONCLUSÃO DE TCC ABNT

MODELO CONCLUSÃO

Na sequência vem como fazer as referências, dê uma passadinha agora por lá  😎 

LEIA TAMBÉM: Como Fazer Referências nas Normas da ABNT (Clique Aqui e Confira)

Já Conhece nosso Curso Online Com Modelos Prontos?

Que tal Formatar todo o seu TCC em Menos de 1 hora?

Você recebe Modelos Prontos e Apenas Edita, simples e rápido.

Além de Formatar tudo rapidamente você ainda Retira todo o Plágio do seu TCC, Faz os Slides de Apresentação Nas Normas da ABNT e muito mais.

Muito bom né?

Clique na imagem abaixo e Aproveite essa Grande Oportunidade  😉 

 

VÍDEO REVELA PASSO A PASSO PARA VOCÊ FINALIZAR SEU TCC EM TEMPO RECORDE (Assista o Vídeo)

Conheça o A Fórmula do TCC. Assista o Passo a Passo  😎

 

curso a fórmula do tcc tony rocha

Finalizando Conclusão de TCC ou Considerações Finais…

Gostou? aprendeu de uma vez por todas Como fazer Conclusão ou Considerações Finais  do seu TCC?

Dúvidas e retorno sobre o que tem achado do nosso Blog só deixar ai nos comentários que leio e retorno a todos  😉 

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou marque seus amigos ai nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam.

É isso meus guerreiros, se chegaram até aqui, tenho certeza que a vitória será inevitável. Espero que eu tenha contribuído até aqui  😉 

Lembrem-se: “Não existe verdadeira vitória sem esforço e sacrifício. Mas há, sim, quem consiga sucesso fácil. Mas este não são vencedores: são trapaceiros” (Augusto Branco).

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (193 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

4 Comentários

  1. Carlos Santana

    Excelente dicas… Valeu de coração!

    • Carlos, obrigado pelo seu comentário.
      Fico feliz que tenha gostado das nossas dicas, continue por aqui estudando, aprendendo e sempre que possível interagindo.
      Sucesso hoje e sempre em seu TCC. Precisando é só falar, abraço e vamos que vamos 😀

  2. Jonas Mattos

    Parabéns, ótimo artigo. Um passo a passo bem completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.