Guia: 10 Dicas Passo a Passo para fazer um TCC incrível

Antes da conquista do tão sonhado diploma, na reta final do curso os estudantes universitários precisam passar pelo o último desafio. O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso que pode ser: Artigo científico, Monografia, Dissertação entre outros. Se por um lado o TCC pode ser uma oportunidade impar para os estudantes fazer um trabalho memorável digno de nota 10, aprovação e de ser publicado, por outro lado, o TCC causa pânico/medo em muitos estudantes. Como Fazer um TCC Passo a Passo é um desafio daqueles!

como fazer um tcc

Para ajudar a fazer um projeto notável, digno de nota dez, o Professor Tony Rocha – Blog TCC nas Normas da ABNT separa um passo a passo que vai te ajudar desde o planejamento inicial até a apresentação final do seu TCC.

Para elaborar esse guia, o professor Tony Rocha, tira algumas dicas valiosas do seu Treinamento “A Fórmula do TCC”, que já ajudou quase 4 mil estudantes acadêmicos a fazer o TCC em Poucos Dias através do auxílio de Modelos Prontos, Vídeo Aulas e a orientação do Professor. Confira as dicas:

1 – Busque informações sobre as regras da sua faculdade/universidade

Antes de iniciar de fato o seu trabalho, busque informações que te possibilite entender o que o curso quer de você. Por exemplo: “Saber que tipo de TCC a universidade quer que você faça.“,

Como descrevi acima, um TCC pode ser: um artigo científico, monografia, relatório de pesquisa, estudo de caso, um projeto experimental entre outros.

Explorar essas informações é de suma importância para que você possa saber como começar o seu TCC.

Vá até a coordenação do curso e pergunte, ou se informe com professores, ex-alunos para entender qual é o tipo de trabalho que mais se combina para você.

2 – Faça um cronograma para organizar sua rotina e tempo

Sabendo as informações sobre as regras da sua Instituição você saberá quanto tempo terá para fazer o seu TCC.

Algumas instituições te dão um prazo de 1 ano para fazer o seu TCC, outras poderá te dá apenas 6 meses.

Saber o período que sua instituição te dará é fundamental para fazer o cronograma do seu trabalho. 

Se você tiver 1 ano para fazer, o seu trabalho poderá ser mais profundo na pesquisa. Com menos tempo você deve focar em algo mais simples.

Enfim, dentro do tempo previsto, busque fazer a divisão de tarefas mês a mês ou semana a semana.

Não precisa ser um cronograma fantástico não, nem precisa fechar ele de imediato, é um rascunho daquilo que você deseja executar.

O cronograma vai te ajudar a ter uma noção se está com o trabalho no prazo, adiantado ou atrasado.

3 – Escolha um orientador exigente, criativo, mas que tenha tempo e queira te orientar

Um bom orientador é fundamental para não deixar o estudante sair do foco do trabalho. O Famoso “se perder”, com um orientador exigente dificilmente isso acontece.

Ou seja, escolha um orientador que tenha:

  • Afinidade (importante que esse orientador ou orientadora possa ter um pouco de afinidade, isso ajuda no processo de conversa entre o aluno e o próprio);
  • Exigente (fundamental para não deixar o aluno se perder em seu TCC. Um orientador exigente vai olhar os mínimos detalhes!);
  • Criativo (orientador precisa deixar o estudante ter sua criatividade e conduzi-lo nessa criatividade da melhor forma possível, afinal, o TCC é algo criativo. Ambos precisam está interligados nesse processo.);
  • Tempo (orientador que não tem tempo ou que já orienta muitos alunos ao mesmo tempo vai acabar te deixando no vácuo muitas vezes, ou seja, você vai precisar de um retorno e ele não te dará esse retorno rápido o que vai atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho. Busque pedir a sinceridade do orientador, perguntando se o mesmo tem tempo e pode te orientar.);
  • Solícito (o orientador realmente quer te orientar? alguns alunos as vezes foçam a barra, o orientador não pode por algum motivo mas o aluno insiste. Isso é muito ruim para o processo do seu TCC… Ficar com um orientador que não te quer não é vantajoso.).

4 – Escolha um parceiro que te ajude com seu trabalho

Algumas faculdades/universidades permitem que o estudantes façam o TCC em duplas ou grupos. Por isso, novamente insisto da importância de você buscar as informações antes de iniciar o TCC.

Se puder fazer com outra pessoas ou em grupo, tenha cautela ao escolher… A Afinidade aqui não é um fator para sua decisão final.

Digo isso, porque sabemos que tem muitos colegas que se escora no outro, ou seja, no lugar de te ajudar só irá atrapalhar.

Cuidado se a pessoa ou pessoas escolhidas forem seus amigos mas não tiverem compromisso você poderá colocar a amizade em risco.

Busque sempre por alguém que complemente e te ajude naquilo que você não é tão bom.

Digamos que você é bom para escrever (redação), mas não gosta muito de ficar pesquisando, então o mais correto é procurar um colega/amigo(a) que tenha essa habilidade.

Assim, vocês se complementam!

Professor Tony, vou fazer meu TCC só eu e Deus… Busque fazer um grupo de estudo para trocar ideias.

Isso ajuda muito, falo isso por experiência própria meu alunos da “Fórmula do TCC” trocam ideias e conseguem se ajudar em nossa área de treinamento. Então, busque parceria!

5 – Faça o TCC sobre algo que você tenha afinidade/goste

Na hora que for escolher o tema, a sua afinidade pelo o assunto pesa na hora de sua decisão. Ou seja, a dica é que você busque fazer um TCC com assunto/tema que você realmente tenha interesse em fazer.

Que possa te deixar motivado, isso te dará um gás a mais nos dias em que você possa está pra baixo.

Quando for fazer seu Tema, não busque nada mirabolante ou coisa de outro mundo. Vai por mim, faça o simples bem feito que é a receita de bolo mais eficiente que existe.

Pensar em algo muito fora da realidade pode te atrapalhar e muito no desenvolvimento do seu TCC.

6 – Antes de sair lendo, lendo e lendo… Busque montar a estrutura básica do seu TCC

Uma bom TCC passa por sua estrutura. E essa é fundamental para evitar que você saia feito louco buscando assuntos e mais assuntos na internet pra ficar lendo.

Já ouviu aquela frase: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.”

Pois é, não adianta ir em busca de materiais como livros, artigos, entre outras coisas se você ainda não definiu a estrutura do seu trabalho. A estrutura básica é:

  • Definir o Tema;
  • Fazer sua pergunta problema/problema de pesquisa;
  • Delimitar seu Tema;
  • Objetivo Geral e;
  • Objetivos Específicos que são transformados em capítulos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Prévia do que terá em seus capítulos.

Então, elaborar essa estrutura é a forma mais eficiente para evitar a perda de tempo.

Definiu isso, agora você pode ir buscar material para ler e separar o que gostar para inserir em seu trabalho.

7 – Tenha atenção com às normas da ABNT

A dica é que você não se preocupe com normas da ABNT. Faça todo o seu trabalho e só no fim busque entender as normas da ABNT para adequar seu trabalho nela.

Algumas instituições tem suas próprias normas, então, busque saber se seu trabalho irá seguir as normas da sua IES ou se terá que fazer conforme a ABNT.

Mas, se você quiser já ir aprendendo para colocar tudo nas normas da ABNT faça. Mas, acredito que seja uma perda de tempo desnecessária.

Até porque, existem profissionais que podem fazer esse serviço por você ou treinamentos como o nosso “A Fórmula do TCC” que te ensina tudo.

8 – Jamais caia na tentação do Plágio

Apesar de ser algo óbvio, muitos alunos ainda caem por querer ir por um caminho mais fácil: alguns copiam trabalhos inteiros, (trechos), ou mesmo encomendam TCC pronto.

São alguns caminhos fáceis que faz com que muitos alunos passem por uma grande vergonha e consequentemente são reprovados.

Atualmente, todas as instituições e professores têm e usam softwares que identificam a porcentagem de plágio que o trabalho possui. Ou seja, consegue localizar tudo aquilo que você copiou sem citar.

Portanto, quando pegar um trecho de algum trabalho cite a fonte de onde você retirou que não terá problemas com plágio.

A citação pode ser: Citação Direta, Indireta e Citação da Citação (Apud). Veja:

Citação Direta (Aquela que você copia e cola, tal como está na obra consultada acrescentando Sobrenome do autor, ano e página.);

De acordo com Rocha (2018, p. 17)…

Citação Indireta (Aquela que você ler e coloca com sua palavras acrescentando Sobrenome do autor e ano do documento consultado.);

Segundo o Autor Rocha (2018)…

Citação da Citação – Apud (Evite usar esse tipo de citação. Ela é a citação que você coloca em seu trabalho sem ter tido acesso ao original. Ou seja, a citação é de Rocha (2015), mas você viu essa citação ou trecho no trabalho de Oliveira (2018, p. 15);

Para Rocha (2015 apud OLIVEIRA, 2018 p. 15)…

Então, evite fazer esse último exemplo de citação!

9 – Treine para a sua apresentação final

Muitas instituições ainda exigem que seus alunos apresente o TCC. Se você faz parte desse time que terá que apresentar.

A dica é que você busque terminar seu TCC o quanto antes para conseguir ter 2 semanas ou mais para treinar.

Se conseguir ter esse tempo, poderá ensaiar várias vezes a sua apresentação podendo buscar sempre melhorar.

Busque treinar em ambientes que esteja sozinho(a);

Grave suas apresentações, pelo o menos o áudio para saber quantos minutos está levando para apresentar e depois verificar se está falando algo que não tem necessidade.

Assim, você pode ir melhorando sua performance.

10 – Pense Além da Nota 10

Claro que tirar a nota 10 é fantástico. Mas, se tiver um interesse maior esse trabalho se bem feito pode te ajudar profissionalmente, pode ser uma porta para seu mestrado ou doutorado.

Portanto, encare o seu TCC como uma oportunidade de enriquecer o seu portfólio e de aprender para se tornar um excelente profissional.

Para isso tenha empenho e busque fazer uma pesquisa de relevância para você e os demais.

Como Fazer um TCC Passo a Passo em Poucos Dias

Essa caminhada não acaba por aqui, claro. É apenas o início! Mas, espero que esse conteúdo tenha te ensinado a como fazer TCC ou que pelo menos tenha te levado uma luz no fim do túnel.

Seguindo um roteiro passo passo é possível fazer o TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Agora, se você quer ter acesso ao conteúdo que te ensina a Como fazer o TCC em Até 7 Dias, do jeito mais fácil, seguindo um roteiro passo a passo comprovado e que já aprovou quase 4.000 alunos no Brasil, Portugal e Angola.

Eu aconselho assistir o vídeo abaixo para ter acesso ao conteúdo.

como fazer tcc

 

Como Fazer TCC

Acesse: www.cursoaformuladotcc.com.br

Forte Abraço e eu te espero do Lado dos Aprovados.

Cordialmente,

Professor Tony Rocha.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (218 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.