Índice nas Normas da ABNT: Aprenda a Fazer Passo a Passo!

Índice nas Normas da ABNT vamos lá… Último elemento pós-textual de um TCC que seja em sua modalidade: Monografia, Dissertações que possuem em suas estruturas de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais bastante semelhanças.

O índice nas Normas da ABNT é também um elemento opcional e não há necessidade de inserir ele em seu trabalho. 3 Passos para entender o índice nas normas da ABNT.

Mas, vamos aqui entender o que é? para que serve o índice? e qual a sua formação.

Índice nas normas da abnt

Passo 1: O que é índice ABNT?

Bem semelhante com o sumário, muitos confundem esses dois elementos (índice e sumário), mas saiba que são dois elementos totalmente diferentes.

Primeiro que o Sumário é obrigatório e pré-textual, e sua característica é inserir de forma organizada todos os capítulos do seu TCC e suas respectivas páginas.

Já o índice nas normas da ABNT além do que já foi dito por ser um elemento pós-textual e não obrigatório, esse serve para que você possa colocar palavras e/ou frases importantes indicando as páginas a qual estão inseridas em seu TCC.

Ou seja, o sumário é para você inserir os títulos dos seus capítulos, no caso do índice terá que colocar palavras ou frases e a semelhança dos dois fica por conta que em ambos deve acrescentar a numeração das páginas.  

Passo 2: Para que serve o Índice?

Apesar de não ser obrigatório o índice nas normas da abnt serve para organizar seu TCC, adicionando esse elemento além de facilitar bastante a leitura dos seus futuros leitores, mostra também um cuidado maior com a sua banca, pois, como já disse em um dos nossos post aqui “glossário” infelizmente nem todos os avaliadores/julgadores professores da sua banca são da sua área em específico, podendo muitas vezes não entender determinadas frases ou palavras que estão em seu texto.

O índice ajuda organizar e também evita que professores e leitores interpretem seu texto de forma errada.

Como formatar o índice nas normas da ABNT?

O índice nas normas da abnt é muito semelhante ao sumário no que diz respeito a sua formatação. Para fazer o índice você deve seguir as seguintes regras:

– Tamanho da Fonte 12 para Arial ou Times New Roman.
– Título “ÍNDICE” centralizado, negrito em caixa alta (todo maiúsculo).
– Texto “Palavra 1” ou Frase; Nesse ponto você acrescenta a palavra exemplo: Análise de SWOT.
– Alinhamento à esquerda.
– E a ligação da sua palavra “Análise de SWOT” com a numeração da página deve seguir o mesmo padrão feito em seu sumário: linha pontilhada ou tracejada.

MODELO DE ÍNDICE NAS NORMAS DA ABNT 😉

Índice nas Normas da ABNT

Download índice nas normas da abnt

VÍDEO REVELA PASSO A PASSO PARA VOCÊ FINALIZAR SEU TCC EM TEMPO RECORDE (Assista o Vídeo)

SE VOCÊ PRECISA FORMATAR SEU TCC URGENTE CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E (Assista o Vídeo)

curso a fórmula do tcc

Finalizando Índice…

É isso, vamos finalizando mais uma publicação aqui em nosso blog índice nas normas da ABNT. Gostou?

Te vejo aqui nos próximos artigos para alimentar ainda mais seu conhecimento e sua gana para finalizar seu TCC.

Ficou alguma dúvida? deixe nos comentários que leio e respondo o mais rápido possível.

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais ou marque seus amigos ai nos comentários abaixo e ajude repassando nosso conteúdo a todos que precisam  😉 

Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória (Textos Judaicos) Continue lutando e vamos que vamos  😉  

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (82 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.