Lista de ilustrações nas Normas da ABNT: Passo a Passo (Artigo + Vídeo Aula)

Olá pessoal, ao fazer seu trabalho acadêmico, muitas vezes é necessário você inserir lista de ilustrações para exibir algum dado relevante dentro da sua pesquisa. As vezes uma figura que é imprescindível para o seu trabalho.

Assim sendo, vamos falar um pouco mais sobre esse Elemento pré-textual chamado lista de ilustrações apesar de ser algo opcional, ou seja, fica a critério do autor (a) inserir ou não em seu trabalho acadêmico é um elemento muito querido por todos pelo fato de deixar o trabalho mais organizado.

Mas, se você aceitar uma sugestão utilize as ilustrações principalmente se tiver colocado um grande número de figuras, a lista de ilustrações ajudará seus leitores a localizar com mais rapidez e facilidade a figura em questão. Ou seja, seu trabalho fica muito mais organizado em outras palavras fica TOP!  😎 

Lista de ilustrações: Como fazer?

A lista de ilustrações tem semelhança com o formato do sumário, é uma espécie de índice. Esse elemento é inserido após o seu abstract e antes do seu sumário.

Sua sequência lógica é feita da seguinte forma:

    • Lista de ilustrações; (opcional)

Lista de ilustrações: Qual a sua Formatação?

O título é todo feito em letras maiúsculas, negritado e com alinhamento centralizado.

O texto deve seguir a ordem que estão apresentadas no texto, junto com o título/legenda de sua figura e seguida da numeração da página. O tamanho da letra 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e o seu alinhamento justificado.

MODELO: LISTA DE ILUSTRAÇÕES

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

A lista de ilustrações abrange todas as figuras e imagens inseridas em seu TCC, portanto você pode listar também as imagens nesse mesmo elemento. Basta que tenha bom senso para escolher qual categoria irá inserir primeiro e assim fica algo mais organizado.

Ex.: se você inseriu figuras e imagens, coloque primeiro as figuras e depois insira as imagens.  😉 

Vídeo Aula – Como Fazer Lista de Ilustrações

Caso tenha ficado alguma dúvida… Segue abaixo o nosso vídeo para você aprender como fazer a lista de ilustrações e também a lista de tabelas.

Aperte o play e vamos nessa aprender  😎 

VÍDEO REVELA PASSO A PASSO PARA VOCÊ FINALIZAR SEU TCC EM TEMPO RECORDE (Assista o Vídeo)

a formula do tcc

Finalizando Lista de ilustrações…

Na próxima publicação vamos falar sobre a Lista de tabelas e para você ficar por dentro dessa nossa publicação:

LEIA TAMBÉM: Lista de Tabelas nas Normas da ABNT (clicar aqui).

E ai, gostou das nossas dicas para a Formatação do seu TCC nas Normas da ABNT?

Quais são as maiores dificuldades que você tem para fazer seu TCC nas Normas da ABNT? Deixe ai nos comentários pra gente interagir e assim, tentarei te ajudar  😉 

Forte Abraço e Bons Estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (92 Votos, Média: 5,00 de 5)

Loading...

Ficou Alguma Dúvida? Quer nos Elogiar? Deixe seu Comentário!

Tony Rocha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2015), registrado no CRA-CE sob o número 20-88622. Coach com Formação Internacional Professional & Life Coach pelo Instituto BCC - Coaching & Consultoria, em parceria com o IACT - International Alliance For Coaching & Training (2018). Hipnólogo formado pela CogniAção (2018); Pós-Graduando no MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo (FAVENI); Pós-Graduando no Curso de Planejamento e Gestão das Finanças Públicas (URCA); Pós-Graduando no MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas. Pós Graduado em MBA em docência e metodologia do ensino superior, pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2016). Atualmente Trabalha como Professor do Ensino Superior em diversas áreas da Administração, RH e Pedagogia ensinando disciplinas como: Projeto de TCC, Monografia I, Monografia II, Metodologia da pesquisa científica, Modelos de Gestão, Marketing, Introdução ao Mercado de Trabalho, Comunicação Empresarial, Introdução a Universidade, Introdução a Administração, Organizações e Técnicas Comercias, Empreendedorismo, Ética, Modelos Organizacionais Contemporâneos, Gestão da Qualidade, Administração Contemporânea. Professor Convidado do IDJ em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Em 2015 abriu sua empresa Dmais Consultoria & Cursos e iniciou com consultorias e projetos onlines que busca contribuir com Cursos e orientação acadêmica para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), disseminando assim, o ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Superior no tocante da Metodologia do Trabalho Científico. Empreendedor, Administrador de Empresas, Coach, Gestor de Pessoas, Consultor de Marketing Digital e Professor Presencial e de EAD (Ensino a distância) com ênfase em Metodologia do Trabalho Cientifico. Idealizador do Curso A Fórmula do TCC que já aprovou mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Um método passo a passo que ensina qualquer estudante de qualquer curso a fazer um TCC de forma rápida, fácil e com qualidade.

Website: https://cursoaformuladotcc.com.br

8 Comentários

  1. priscilla

    Professor, a lista de quadros vem antes ou após o sumário? Se vier após, ela deve constar no sumário?

    • Olá Priscilla, obrigado por entrar em contato. Fico feliz que possa tentar te ajudar.
      Vamos lá… A lista de Quadros, Tabelas, Ilustrações sempre serão antes do Sumário. O Sumário sempre será o último elemento pré-textual do seu Trabalho. E todas essas listas como quadros, tabelas, ilustrações devem está contidas apenas dentro de cada lista correspondente. Ou seja, se você inseriu um quadro dentro da pesquisa, deve colocar essa informação dentro apenas da lista de quadros, não coloca no sumário. O sumário é apenas para estruturar Introdução, Capítulos e subcapítulos, conclusão ou considerações finais, referências, anexos e apêndices… Ok?

      Espero que tenha entendido… Se ainda tiver dúvidas não deixe de perguntar é sempre muito gratificante ajudar.
      Se puder nos siga em nossa fan page e nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/TCCnasNormasdaABNT/

      • priscilla

        Obrigado professor pela atenção e pelo excelente esclarecimento.

        • Obrigado Priscilla, fique a vontade. Sempre que tiver dúvidas pode perguntar que estarei aqui disposto a te ajudar 😉
          Abraço, Sucesso e Bons Estudos!

  2. Holivane

    Olá!
    Gostei muito da sua explicação, só fiquei com uma dúvida.

    A ABNT fala alguma coisa a respeito de as listas de figuras e de tabelas não poderem estar na mesma página?

    Por exemplo:
    Eu tenho uma lista com 10 figuras e outra com 5 tabelas. Posso deixar uma lista abaixo da outra, ambas na mesma página, ou a ABNT proíbe que isso seja feito? A ABNT diz que cada lista deve estar em uma folha diferente? Porque me disseram isso, mas eu não entendi dessa forma.

    Desde já, grata pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.